Pessoal, tem algum problema se eu escrever apenas com IF's ou apenas quebra a convenção?
Linhas de código eficientes porém "feias", qual a orientação para o mercado de trabalho? Relativo?
Beijos.
Pessoal, tem algum problema se eu escrever apenas com IF's ou apenas quebra a convenção?
Linhas de código eficientes porém "feias", qual a orientação para o mercado de trabalho? Relativo?
Beijos.
Bom dia Guilherme beleza?
Cara vc entrou em uma discussão comum na comunidade de desenvolvimento.. Ao meu ver, um código com uma vasta quantidade de IF's apresenta uma manutenção MUITO prejudicada, vou te dar um exemplo bem simples.
Imagine uma feira de frutas.
Cada fruta tem um valor especifico para o seu peso.
A do valor é o peso da fruta * valor do Quilo da fruta.
Simples assim. A gente poderia resolver com IF's, certo?
int valor = 0;
double valorQuilo = 0;
String fruta = "";
double peso = 0;
/* Imagine uma forma de entrada de dados aqui pelo usuário para especificar uma Fruta e o peso */
/*Como seria validado por IF?*/
if(fruta == "Laranja"){
valorQuilo = 5.00;
}
if(fruta == "Morango"){
valorQuilo = 6.00;
}
if(fruta == "Melancia"){
valorQuilo = 10.00;
}
/* Valor Final */
return valorQuilo * peso;
Já da pra ver que sempre que tivermos uma Fruta nova teríamos que adicionar dentro desse código mais uma fruta, e pior, se precisarmos usar isso em outro lugar, provavelmente teríamos que levar todo o código para o nosso arquivo em questão ou atribuir isso como um método a determinada Classe, mas mesmo assim, temos um "cheiro" de código ruim aqui.
A manutenção se torna complicada, pois sempre precisaremos "caçar" a fruta em questão para dar manutenção, perdemos de certa forma uma característica de boas práticas de programação no código e não usamos as facilidades de Orientação a objetos que a linguagem proporciona.
Enfim kk é um exemplo bem bobo, inclusive não é o melhor, existem inúmeras vantagens ou casos que explicam isso e a necessidade de programar voltado para Times ou Facilidade de Manutenção, recomendo muito que de uma olhada, ou continue seus estudos voltados para boas práticas de código (Padrão SOLID e afins).
Beleza?
Tentei dar uma visão superficial simples, mas se quiser continuar o assunto estou ai! Abraços e bons estudos!!