Bom dia Flávio, tudo bem ^^
Lendo a transcrição vi que a explicação é de fato bem rápida, mas acredito que o conceito seja sobre a dualidade de informações.
Na primeira imagem os ícones do software são pequenos, e não possuem uma legenda explicativa, e isso faz com que apenas os usuários que já tem tido alguma experiencia com o que aquele icone representa entendesse o que ele faz.
Um exemplo muito claro é o icone do disquete nos softwares de texto, a geração mais nova não consegue atrelar o conceito de salvar o documento baseado apenas neste icone, por que representa a geração que salvava seus documentos em disquetes.
Para solucionar este problema foi necessário inserir um label aos icones, uma legenda, que deixa o layout mais atemporal, caso eu use o icone de disquete, um pouco maior e deixe descrito sua funcionalidade como SALVAR logo abaixo, independente da geração ou do ícone a ação será bem instruida.
Se você nota nas duas telas, a primeira você tem um pequeno livro que é relacionado a agenda, agenda tradicionl escrita em uma pequeno caderno, e não possui explicação nenhuma do que é o ícone, uma geração que usou agenda manual consegue entender, para solucionar, na imagem de baixo ainda existe o ícone, mas junto dele tem os dizeres livro de agenda, assim qualquer geração ou usuario que não conheça uma agenda tradicional pode identificar o que vai achar ali.
Espero que tenha consegui elucidar um pouco ^^
Um abraço e bons estudos