Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Histograma acumulado

Olá pessoal, dei uma procurada(google) mas não entendi ainda. Eu sei o que é um histograma mas não entendi o que é um histograma acumulado. Alguém tem alguma referência?

Como eu interpreto corretamente o gráfico? Como e quando eu devo usar ele? Acho que vai ser respondido na pergunta anterior mas: quais são as vantagens e desvantagens em relação ao histograma "normal"

3 respostas
solução!

Olá Danilo, tudo bem? Espero que sim!

Tabela de frequência

Para entender o histograma, precisamos conhecer a tabela de frequência. Quando dividimos nossa amostra em classes e contamos a frequência de cada uma dessas classes, colocamos essa contagem na frequência absoluta. O histograma é a visualização dessa frequência absoluta.

A tabela de frequência apresenta outras informações, como a frequência relativa, a frequência absoluta acumulada e a frequência relativa acumulada.

A frequência absoluta acumulada é a soma das frequências absolutas até aquela classe em questão. Portanto, no nosso exemplo, temos um acúmulo de 5 na classe 0, temos um acúmulo de 13 até a classe 1, que será 5 da classe 0 + 8 da classe 1. E assim por diante.

O histograma acumulado é a representação dessa coluna da tabela de frequência.

Ele é interessante para visualizar os "saltos" de frequência entre classes, e ver a concentração de frequência até determinada classe. Por exemplo, vemos que até a classe 1, temos mais da metade da frequência da nossa amostra, no exemplo acima.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Boa João.

Entendi e faz todo sentido agora.

Achei a explicação do João excelente, pois também tinha a mesma dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software