Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Herança: utilizar Protected de atributo ou manter private e usar getter

No exercício de herança gerente e funcionário, qual a melhor prática? a) Usar protected no atributo "salario" e usar o atributo salario no método getbonificação() da classe gerente ou, b) Manter o atributo salario como private e usar o método getsalario() no método getbonificacao() a classe Gerente?

Eu testei uma forma um pouco diferente do demonstrado no exercício. implementei as classes funcionario e gerente (herdando funcionário), mas mantive o atributo salario na classe funcionario como "private". Por conta disso, o atributo salario não ficou acessível, corretamente. Então verifiquei que, se em vez de usar "salario" no método getbonificacao() na classe gerente eu usar o método "getsalario()" eu consigo obter o salário do gerente e portanto consigo aplicar a bonificação;

Exemplificando: public class Funcionario { private String nome; private String cpf; private double salario;

public class Gerente extends Funcionario { private String senha;

public double getBonificacao() { return this.getsalario(); }

1 resposta
solução!

Manter o atributo salário como private e usar o método getsalario() no método getBonificacao() fica um encapsulamento melhor