Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Herança (Filha da filha)

Bom dia.

Um das perguntas dos exercícios foi por exemplo: Classe Mamifero extends Animal

Classe Cachorro extends Mamifero

• Sempre é explícito nas aulas que só a classe filha herda da classe mãe. Eu acabei errando porque interpretei que: Ao momento que herdei da classe Mamifero, a minha classe mãe se torna a classe mamifero e consequentemete só enxergaria o que está na classe Mamifero. Os métodos da classe Animal que são herdados na classe Mamiferos não são vistos apenas na filha (Mamifero) ?
2 respostas
solução!

Mamífero herda os comportamentos de Animal, ou seja, possui os métodos da classe Animal. Assim, como Cachorro herda de mamífero, ele também já herda os métodos de Animal.

Pense que Mamífero é um Animal. Cachorro é um Mamífero, mas cachorro também é um Animal, por isso herda seu comportamento tb.

SIm, isso eu havia entendido... estava questionando o termo apresentado para exemplifcar a herança em sí. Mamifero extends Animal (Super classe Animal para classe concreta Mamifero) Animal extends Mamifero (Super classe Mamifero, classe concreta Animal)

Animal : metodo fazerAlgumaCoisa(); Mamifero extends Animal -> Mamifero: metodo fazerAlgumaCoisa(); Cachorro extends Mamifero -> Cachorro: metodo fazerAlgumaCoisa();

Didaticamente para explicar você pode usar o que corretamente digitou para mim, mas no código... esse exemplo que te dei você nota que indiferente de um ser o outro e vice versa, o método é sempre da classe Animal e se eu tô na classe Cachorro acaba sendo um link "filha de filha" (não é o termo mais técnico rs) para acessar o método.

Se você fizer isso no eclipse por exemplo e passar o mouse por cima do método invocado lá na classe Cachorro vai notar que o Eclipse vai apontar para Animal e não para Mamifero o que dá um nó já que é dito repetidas vezes que se Mamifero herdou tudo de Animal, porque a referência da invocação não tá dizendo que o método tá em Mamifero?

Não sei se ficou claro, mas de qualquer maneira muito obrigado pela sua resposta e vou marcar ela como solução. Abraços!