Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Gostos x Habilidades

Priscila, tudo bem?

Fiz o processo de braistorm para autoconhecimento e a minha dificuldade esta em saber a tradução destes gostos para habilidades relevantes para o mercado de trabalho.

Gosto de: fazer trabalhos manuais, viajar, arrumar as coisas, me considero detalhista logo gosto de revisar trabalhos, gosto de melhoria de processos desde os mais simples como melhor jeito de varrer a casa até os mais complexos no trabalho, gosto de presentear pessoas, gosto de me sentir bem no meu trabalho, trabalho bem em equipe apesar de ter dificuldade em me expressar corretamente, gosto de planejar eventos e idealizar decorações, gosto de storytelling e cinema, produção cinematográfica e amo desenhos.

Como posso analisar melhor?

Obrigada desde já, CAmila Moraes

2 respostas

Oi, Camila! Tudo bem?

Nossa, me identifiquei muito com vários gostos teus.

Vejo que vários deles são sim habilidades que o mercado procura. Talvez esteja acontecendo uma confusão em habilidades técnicas e habilidades comportamentais, que seriam as chamadas soft skills, ou seja, características que só você tem/ que se destacam mais em você. Ser detalhista, por exemplo, é uma soft skill.

Talvez um questionamento que você possa fazer para tentar separar essas duas coisas é: Você disse que você planejar eventos e idealizar decorações, isso é ótimo! Contudo, dessa maneira como está colocada eu identifico que essa é uma soft skill porque você demonstra gostar dessa tarefa.

A hard skill, ou conhecimento técnico, seria se fazer a pergunta: Ok, gosto disso, mas eu tenho as ferramentas corretas para fazer isso? O que falta? No que eu posso me atualizar? Será que existe algum tipo de software que eu possa mensurar melhor os orçamentos dos eventos que eu planejo para poder aproveitar a verba disposta para essa ocasião da melhor maneira possível?

Ambas as skills são importantes no mercado, hoje uma não sobrevive sem a outra. Contudo, nos processos seletivos de empresas maiores se vê um movimento onde se estão buscando muito mais pessoas que tenham determinadas soft skills porque as empresas entendem que investir em treinamento técnico aos seus novos funcionários é mais fácil do que tentar fazer com que alguém entenda o que é respeito ao outro e aí ter conflitos de pessoal dentro da empresa.

A World Economic Forum é uma organização internacional que recentemente divulgou as 10 skills que todo profissional deveria ter ou começar a investir para o futuro do mercado de trabalho. Aqui você pode ver quais são elas: https://arte.estadao.com.br/focas/estadaoqr/materia/a-era-das-soft-skills-conheca-dez-competencias-para-se-dar-bem-no-mercado-de-trabalho

Espero ter ajudado!

solução!

Olá Ali,

Ajudou e muito! Era exatamente essa a minha dificuldade. Sempre fui uma pessoa curiosa e procuro sim aprender softwares e entender novas ferramentas para poder desenvolver o soft skill.

Por isso me interessei muito nos cursos de Soft Skills da plataforma e tem me auxiliado muito a ver o que preciso melhorar entretanto essa confusão ainda permaneceu.

Gosto da parte do texto que fala que a soft skills é algo que se desenvolve no dia a dia porque com esse ponto de vista aliado aos cursos me deixaram mais atenta as minhas atitudes positivas e as que preciso melhorar.

Obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software