Como cobrar?
Como cobrar?
Oi Alison, tudo bem?
Essa é uma pergunta sem uma resposta exata, infelizmente, já que depende de muitos fatores. Mas vou tentar te dar um caminho pra você chegar à sua melhor resposta.
Primeiro ponto é considerar a sua região ou a região de seu cliente, para não acabar cobrando fora da realidade do mercado. Pelo que entendi, você vai trabalhar freelancer. Nesses casos, uma abordagem é você cobrar por hora. Uma dica para chegar à esse valor/hora é avaliar o seu nível e encontrar salários similares no mercado. Um caminho é ver no lovemondays.com.br os salários de social media.
Existem alguns social medias que cobram também por conversão. Ou seja, cada conversão (venda) gerada pela mídia social, que pode ser acompanhada pelo google analytics, gera uma remuneração extra para você. Novamente, é difícil dizer um valor, mas pode se algo que varie de 1 a 5% do valor da venda.
Oi Alisom,
Só para complementar a super resposta do Adriano, quando me perguntam quanto cobrar peço que seja considerado o nicho e tamanho do negócio. Ai vai de feeling mesmo, não tem uma formula mágica, mas o que recomendo é:
Pense num conjunto de serviço que você pode oferecer. Por exemplo: Posts no Facebook, Instagram (ai você cria pacotes já que podem entrar Twitter e LinkedIn também).
Criado os pacotes, você considera, por exemplo: 22 posts mensais no Facebook e no Instagram (lembrando que você pode negociar com o cliente porque às vezes ele pode querer privilegiar uma rede social, e então fica 22 posts no FB e 35 no Insta, por exemplo).
Agora chegou o momento de você calcular um valor hora para o seu trabalho. E isso varia muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito... Então fica complicado eu falar para você cobrar um valor, pensa ai... Ai faz o seguinte teste: imagina que você tem um cliente e precisa fazer um pacote de 22 posts para o mês (5 posts por semana). Ai você reserva 1 hora e veja quantas imagens + descrições você consegue fazer. E verifica se 1 hora foi suficiente ou se precisa de mais tempo... Ai vamos supor que você levou 2 horas para fazer a curadoria (pesquisa do conteúdo), criação de imagens + descrições + agendamentos. Ai você multiplica essas horas pelo valor da sua hora de trabalho.
Ps.: Se você ainda não tiver alguém para fazer esse teste da criação das imagens, faça para você, aproveita para ver como se organiza e publica nas suas redes sociais :) Faz de conta que o cliente é você.
Quando comecei a trabalhar com Social Media eu fiz isso e foi um bom ponto de partida. Precificação é sempre o calcanhar de Aquiles (inclusive o meu), mas se você considerar a quantidade de postagens + curadoria + agendamento é uma boa maneira de ter uma noção de preço.
Lembrando que o nicho do cliente também pode ser um fator a ser considerado no preço. Vamos supor que você tem mais facilidade em encontrar e fazer conteúdo para um cabeleireiro feminino. Ai você faz as 22 postagens em 2 horas. Legal. Mas de repente entra um engenheiro como cliente, e ai? Se você tiver mais dificuldade em criar conteúdo, considere isso no seu valor e coloque um pequeno acréscimo.
Cara... Ficou textão.... Mas espero que te ajude de alguma maneira a ter uma ideia por onde começar.
Qualquer coisa, estou por aqui.