Achei muito interessante essa maneira de começar a aprender Python e executar os códigos, principlamente para quem não tem um computador bom, mas tem uma internet que consegue rodar o Colab.
Achei muito interessante essa maneira de começar a aprender Python e executar os códigos, principlamente para quem não tem um computador bom, mas tem uma internet que consegue rodar o Colab.
Com certeza, Wanderson! Esse é um dos maiores "pulos do gato" para quem está começando na Data Science hoje em dia.
O Google Colab democratiza muito o acesso ao aprendizado, porque ele transfere todo o esforço de processamento do seu hardware local para os servidores do Google.
Aqui estão alguns pontos que tornam o Colab um aliado imbatível, especialmente no cenário que você descreveu:
Você não precisa de um processador de última geração ou de muita memória RAM. O Google fornece gratuitamente instâncias que incluem, inclusive, GPUs (unidades de processamento gráfico) e TPUs, que são essenciais quando você começar a estudar Deep Learning e redes neurais.
Para quem está nos "primeiros passos", configurar o Python, instalar o Anaconda ou gerenciar variáveis de ambiente no Windows/Mac/Linux pode ser frustrante. No Colab, as principais bibliotecas de dados (Pandas, NumPy, Matplotlib, Scikit-learn) já vêm instaladas e prontas para o import.
Como os arquivos ficam salvos no seu Drive, você pode começar um código no computador de casa e continuar estudando de qualquer outro lugar, apenas logando na sua conta, sem precisar carregar arquivos em pendrives.
O formato de Notebook (.ipynb) permite que você misture código com textos explicativos usando Markdown (como este que estou usando agora). Para estudar, isso é excelente, pois você pode anotar o que cada função faz logo acima do código.
Dica de ouro: Se um dia o seu código ficar muito pesado e a internet oscilar, o Colab salva o estado das suas variáveis automaticamente, o que evita perder o progresso de uma análise longa!
Parabéns pelos 135.7k de XP, Wanderson! É uma marca impressionante. Continue explorando as ferramentas que facilitam sua jornada.
Olá Evandro. Era isso que eu imaginava, ter que configurar tudo isso. O Colab é bem completo mesmo para quem está começando. Mas eu fico na dúvida, se precisar viajar e não tiver internet, neste caso eu não consigo utilizar, pois é on-line?
Eu posso ter o ambiente instalado e continuar programando e depois subir o código?