Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Gerenciamento de riscos em sustentação de sistemas

Na empresa que trabalho, nós adaptamos o Scrum para sustentação dos sistemas (demandas corretivas, preventivas e evolutivas). No decorrer do curso tenho conseguido aplicar as técnicas apresentadas, mas gerenciamento de riscos não consegui uma forma de visualizar. Tem alguma sugestão?

1 resposta
solução!

Cara Luciana,

Obrigado pela postagem e compartilhamento da experiência prática que a empresa que você atua está tendo com o Scrum.

Para trabalhar com riscos com mais ênfase na sua empresa, pense em criar um estrutura analítica de riscos (EAR) onde você teria as 3 categorias de demandas corretivas, preventivas e evolutivas, listadas como épicos.

Assim, a partir de cada épico desses considerando as lições apreendidas que vocês já sabem, quantifiquem em R$ a relação entre o esforço humano e financeiro x impacto do não atendimento e/ou atraso que vocês conseguem apurar sobre uma demanda típica de cada uma das 3 categorias.

Para tal, vocês precisariam ter acesso ao valor estimado em R$ do HH de cada recurso envolvido.

Assim, o importante é que estas informações sejam apresentadas pelo time de scrum e scrum master, no momento da priorização do Backlog para o dono do produto, para garantir que a visão de riscos seja considerada na tomada de decisão durante a priorização dos itens que entrarão naquela sprint.

Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software