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Gerenciamento de projetos na administração pública

Na classificação funcional-programática das despesas públicas sempre consta o termo "programa de trabalho" ou simplesmente "programa". Outro ponto interessante é o Plano Plurianual (PPA) que sempre fala de objetivos que a administração pública almeja para aquele período de gestão e além.

Trouxe o setor público para debate e gostaria de saber de vocês: apesar destes instrumentos de planejamento citados acima terem grande afinidade com as técnicas do PMBOK, na prática vocês já viram alguma organização pública, na região onde você mora, aplicar os conceitos do PMBOK ou ainda ter um PMO dentro do órgão?

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De forma bem resumida, os Programas governamentais servem como agregadores entre os planos e os orçamentos. O atingimento dos objetivos dos programas se dá por meio das entregas de produtos. Por fim, os produtos são entregues por meio dos projetos e atividades. Nesse contexto se inserem os escritórios de projetos na administração pública.

De cabeça, sei que a Receita Federal possui escritório formalizado e utiliza as técnicas do PMBOK. Os ministérios possuem áreas específicas para acompanhamento dos programas e projetos estratégicos. Creio que a maioria deles também utiliza de uma forma ou de outra as técnicas. Acredito que STJ e STF também possuam tal função formalizada. A Câmara dos Deputados também possui formalizada uma Assessoria de Projetos e Gestão, mas não sei qual metodologia utilizam.

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