Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

gemini-2.5-flash erro de data

ao fazer o chat da aula acabei perguntando a data ele em respondeu 15 de maio de 2024 pedi para ele trazer noticias atualizadas do g1, ele me mandou noticias do dia 15 de maio de 2024, mesmo estando em 27/02/2026 eu pedi para ele fazer buscas com a data de hoje ele disse que nao existem kkkkk, sei que no momento ele esta desatualizado mas se ele me confirmou que faz buscas na intenet por que ele me trouxe noticias antigas, dei uma pesquisada sobre e pode ser Data de corte do treinamento ou Falha no "Grounding", independente da falha ele poderia pesquisar corretamente na internet, pedi para ele pesquisar no google a data ele disse que nao precisa pesquisar como um humano pois ele é constantemente atualizado

1 resposta
solução!

Oi, Yuri! Tudo bem?

Quando interagimos com uma Inteligência Artificial que afirma ter acesso à internet, esperamos que ela saiba exatamente em que dia estamos. Ver o modelo insistir em uma data de 2024 enquanto já estamos em 2026 causa uma confusão compreensível.

O que aconteceu no seu caso envolve alguns pontos técnicos sobre como esses modelos processam o tempo e a navegação:

Por que a IA se confundiu com a data?

Conhecimento de treinamento vs. tempo real

A IA possui uma data de corte de treinamento, que é o limite das informações que foram absorvidas durante a sua criação. Se o modelo não utiliza uma ferramenta de busca específica para verificar o dia de hoje, ele pode recorrer ao "conhecimento interno", que muitas vezes está fixado em um período passado.

Alucinação e grounding

O Grounding é o processo de conectar a resposta da IA a fontes externas e fatos reais. Quando você perguntou a data e ele trouxe 2024, houve uma falha nesse ancoramento. O modelo "acreditou" que aquela era a data atual baseada em dados antigos e, a partir daí, toda a navegação dele no G1 foi filtrada por esse erro inicial. Como ele estava convencido de que era maio de 2024, ele buscou registros que fizessem sentido para aquele momento.

A resposta sobre "Não precisar pesquisar"

Essa fala do modelo sobre não precisar pesquisar como um humano acontece porque ele possui instruções internas que dizem que ele é atualizado. Porém, sem uma consulta ativa a um relógio do sistema ou a um buscador no exato momento da sua pergunta, ele acaba repetindo um padrão de resposta genérico, ignorando que a informação interna dele está defasada.

Dicas para obter resultados atuais

Pra evitar que isso aconteça em suas próximas atividades com Python e IA, você pode testar estas abordagens:

• Forçar a busca: Tente dizer "Pesquise no Google as notícias de hoje, dia 27 de fevereiro de 2026". Ao dar a data correta no comando, você ajuda o modelo a sair do loop do treinamento antigo.
  • Verificar o contexto: Às vezes, limpar o histórico da conversa ajuda a remover esse "viés" de data que o modelo assumiu no início do chat.

É um comportamento esperado dentro das limitações atuais, mas reportar isso é excelente para entendermos como as ferramentas se comportam no dia a dia.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!