Oi, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre alguns retornos que obtive montando o código do desafio.
1 Dúvida:
Neste código, se eu deixar tudo em uma linha dá erro:
resposta = client.models.generate_content(model="gemini-2.5-flash", contents="Resuma o email em apenas 1 linha:\n" + email)
E se eu deixar dessa forma, não dá erro:
resposta = client.models.generate_content(
model="gemini-2.5-flash",
contents="Resuma o email em apenas 1 linha:\n" + email
)
2 Dúvida
Eu tive como retorno, mensagem de erro 503 UNAVAILABLE e também 429 RESOURCE_EXHAUSTED.
Como posso corrigir elas?
3 Dúvida
Minha solução gerou apenas 3 retornos usando a função. Saberia me explicar o porquê não gerou sobre os 20 emails?
Segue meu código abaixo:
emails = [
"Olá João,\nEspero que esteja bem. Segue em anexo o relatório da semana para análise. Caso tenha dúvidas, estou à disposição.\nAbraços,\nMaria",
"Prezada equipe,\nA reunião de planejamento foi reagendada para quarta-feira às 15h. Conto com a presença de todos para alinharmos os próximos passos.\nAtenciosamente,\nCarlos",
"Oi Ana,\nParabéns pelo seu aniversário! Desejo muita saúde e felicidade. Que este novo ciclo seja repleto de conquistas.\nCom carinho,\nPaula",
"Caro cliente,\nSeu pedido foi confirmado e será entregue em até 3 dias úteis. Agradecemos pela confiança em nossa loja.\nEquipe Comercial",
"Olá Pedro,\nGostaria de confirmar sua presença no workshop de inovação. Será uma ótima oportunidade para trocar experiências.\nAbraços,\nEquipe de Eventos",
"Bom dia,\nEstamos com uma promoção especial válida até sexta-feira. Aproveite os descontos exclusivos em nossos produtos.\nEquipe Marketing",
"Oi Lucas,\nSegue o convite para o jantar de confraternização da turma. Será uma noite especial para celebrarmos nossas conquistas.\nFernanda",
"Prezados,\nO sistema passará por manutenção no sábado das 22h às 2h. Durante esse período, alguns serviços poderão ficar indisponíveis.\nEquipe de TI",
"Olá,\nSeu cadastro foi concluído com sucesso. Agora você já pode acessar todos os recursos da plataforma.\nEquipe de Suporte",
"Oi Mariana,\nGostaria de agradecer pela ajuda no projeto. Sua dedicação foi essencial para alcançarmos os resultados.\nAbraços,\nRicardo",
"Prezada equipe,\nLembrem-se de enviar os relatórios até sexta-feira. Eles são fundamentais para o fechamento do trimestre.\nGestão",
"Olá,\nEstamos lançando um novo curso online de programação. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.\nPlataforma Edu",
"Oi João,\nConfirmo nossa reunião amanhã às 10h. Será importante para discutirmos os próximos passos do projeto.\nCarla",
"Caro cliente,\nSua assinatura foi renovada automaticamente. Você continuará tendo acesso a todos os benefícios sem interrupções.\nEquipe Financeira",
"Olá,\nGostaríamos de convidá-lo para a inauguração da nova loja. Será um evento especial com diversas atrações.\nEquipe Marketing",
"Oi equipe,\nParabéns pelo excelente resultado deste trimestre. O esforço de todos foi fundamental para atingirmos nossas metas.\nGerência",
"Prezada Ana,\nSeu exame está disponível para retirada. Caso prefira, podemos enviar por e-mail em formato digital.\nClínica Saúde",
"Olá,\nEstamos com vagas abertas para estágio. É uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar a carreira.\nRH",
"Oi,\nSegue o link para acessar a gravação da reunião de ontem. Recomendo que assistam para acompanhar os pontos discutidos.\nEquipe Projetos",
"Caro cliente,\nInformamos que sua fatura já está disponível no portal. O pagamento pode ser realizado online de forma prática.\nFinanceiro"
]
import os
from google.colab import userdata
os.environ["GOOGLE_API_KEY"] = userdata.get('GEMINI_API_KEY_1')
from google import genai
client = genai.Client()
def resumir_email(email):
resposta = client.models.generate_content(
model="gemini-2.5-flash",
contents="Resuma o email em apenas 1 linha:\n" + email
)
return resposta.text
for i, email in enumerate(emails, 1):
resumo = resumir_email(email)
print(f"Email {i} resumo: {resumo}\n")
Segue um dos retornos que obtive:
Email 1 resumo: Maria enviou o relatório semanal anexo para João analisar.
Email 2 resumo: A reunião de planejamento foi reagendada para quarta-feira às 15h.
Email 3 resumo: Paula deseja feliz aniversário para Ana, com votos de saúde, felicidade e conquistas.