Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Funçoes criadas diferente

Olá pessoal. Na verdade o OOP é novo pra mim e tudo o que é novo aparece um monte de dúvidas e fica sempre a pergunta: pode ou nao pode? As funções eu criei assim:

void recebeAumento(double valor){ double novoSalario = this.salario * valor; this.salario = novoSalario; }

void calculaGanoAnual(){ double salario = this.salario * 12; } }

Primeiro eu vi meu erro em calculaGanhoAnual que nao usei o return mas tinha que usar por que o enunciado do problema dizia "devolvendo o valor", correto?

Mas pergunto: eu nao usei public nas funções: 1) Neste caso tenho que usar o public antes do void? 2)Quando me refiro a uma variável, tenho sempre que usar o this?

Grato

3 respostas

Olá João, a estrutura de um método segue sempre esse layout :

"modificador de acesso" "tipo de retorno" "nome do método" ("parametros de entrada do método") { //Corpo do método }

exemplo: public void metodoDeExemplo(){ } modificador de acesso "public". tipo de retorno "void". nome do método "metodoDeExemplo". parametros de entrada do método " não recebe nenhum dado de entrada".

pergunta

1) joão , para que outra classe possa ter acesso ao método da classe que pertence o "calculaGanoAnual" de qualquer lugar do sistema é necessário que ele seja public, porém quando não informamos um modificador é atribuido um modificador padrão conhecido como default, a classe e/ou seus membros são acessíveis somente por classes do mesmo pacote, na sua declaração não é definido nenhum tipo de modificador, sendo este identificado pelo compilador.

2) o this informa que vc está utilizando um atributo da sua própria classe.

solução!

o modificador de acesso sempre antes do retorno, nesse caso o void define que ele não terá retorno.

Entendi. Obrigado Daniel.