3
respostas

Funcionamento inicial do Switch

Pelo que entendi, no exemplo do primeiro ping, o switch vai enviar alguma solicitação (pelo visto,usando o protocolo ARP) para descobrir qual é a porta certa (ele trabalha como um hub nesse momento). Posteriormente, ele já sabe onde estão os computadores na rede... Sobre esse primeiro momento "cego", isso também seria um falha de segurança? Não há como a gente configurar no switch onde está cada computador, por exemplo, a fim de que ele não mande a msg para todo mundo desnecessariamente?

3 respostas

Olá Davi, tudo bem?

Na verdade essa solicitação utilizando o protocolo APR é feito pelo endereço de broadcast. Se o IP é desconhecido, então ele manda para todas as portas perguntando de quem é esse IP.

Não acredito que seria um problema de segurança, porque essa mensagem é somente de reconhecimento. Afinal, se algum terminal está conectado ao switch, teoricamente ele pertence a rede. O que pode fazer é limitar a quantidade de endereços Mac para não conectar terminais indefinidos no cabo.

Só saber o IP não é problema, porque o pedido do IP é feito uma vez e se a resposta é feita diretamente para o switch. As outras máquinas nem respondem para o switch que não deu certo. Depois disso, o caminho dos dados é um só.

Espero ter ajudado!

Ok, obrigado! Vc me lembra um primo meu, pelo nome.. haha

Opa, acho que é porque sou seu primo!

É muita coincidência um primo com o mesmo nome que o seu!