2
respostas

Formação Java

Bem estou iniciando na programação e ja fiz 2 blocos da formação : "Java e Orientação a Objetos" e "Bibliotecas Java" e estou revisando eles novamente para fixar e ter uma base boa da base do Java, entretanto quando fui pra 3 parte "Servlets e Maven" Eu fiquei muito muito confuso e perdido na parte do maven, não entendo muito para o que vai servir e ate pensando se é o ideal é entrar no java web já estudando maven, alguém poderia me ajudar? Teria algum mapa mental de por onde percorrer nos estudos de java web ou alguma dicas, qualquer luz, pois está meio confuso pra mim! eu ficaria grato...

2 respostas

Vamos pensar assim.

Você tem uma aplicação , nela você usa um banco de dados, vamos supor postgres,

O que você tem q fazer. Você vai lá na internet, baixa o jar q é o driver do postgres, importa ele ao projeto, adiciona o jar no lib da web para sua página carregar o driver do postgres.

Imagine agora, se você faz 10 projetos, ter que fazer essa configuração em todos, quanto tempo q leva,

Agora imagina se você precisa adicionar outros jar, por ex do hibernate (caso não saiba o que é, só entenda que vai ter que buscar vários arquivos jar na internet) e esquece de um em específico.

Você vai levar um tempo para buscar isso, e toda vez vai ter q pegar, se tiver algo faltando, vai ficar horas procurando o erro.

A primeira coisa q o maven the resolve é esse problema. Ao invés de ter que baixar tudo toda vez. Vc vai lá no site do mvn repository, e pega a dependência, adiciona ao se pom e pronto. Você vai baixar uma única vez todas as dependências (jar) eles vão ficar quietinho lá na pasta .m2 do seu pc, isso tudo adicionando aquelas 5 linhas dentro de dependencies, e quando salvar o te projeto, o projeto já estará com todas dependências necessárias.

Aí outras facilidades é que o maven separa os arquivos q vão pra produção, q é aquelas classes q ficam com os .Class (arquivos compilados) que é o q realmente precisa para subir a aplicação.

Em resumo, o maven organiza tuda a sua aplicação para tornar a sua vida mais rápida e mais fácil.

Muito obrigado, vou seguir estudando firme.