Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Fonte bibliográfica sobre legalidade fiscal dos sistemas de BI

Professor, por favor, poderia citar alguma fonte bibliográfica onde indica que o sistema de BI da empresa não tem fiscalização do governo? Fiquei curiosa em saber os motivos. Obrigada. Abraços.

4 respostas

Priscilla

Nunca pensei por este lado.

Os sistemas de BI são gerenciais. Comparando de forma bem rudimentar é como se fosse uma planilha de Excel.

Quando você faz uma planilha de Excel pessoal para analisar alguma coisa, colocando dados nela e, depois de alguns cálculos, chega a uma conclusão para tomada de decisão: "Acho que as vendas vão cair", ou "É melhor a gente investir neste mercado", ninguém vai cobrar de você a "legalidade" daquela planilha.

Inclusive podemos afirmar que a origem do Bi veio dai. Em vez de cada usuário ter uma planilha pessoal única onde ali, cada um, a seu belo prazer, faz seus cálculos, suas análises e suas conclusões, alguém teve a sacada de construir um "planilhão" central, chamando-o de Data Warehouse, e colocando ali o pensamento gerencial da empresa.

O Data Warehouse não vai substituir o sistema contábil da empresa, ou o sistema que emite a nota fiscal ou emite os boletos. Estes sim são oficiais e qualquer dado associado a fiscalização de governo terão nestes sistemas suas fontes.

Mas o Data Warehouse se alimentará destes mesmos sistemas para efetuar cálculos e apresentar resultados aos executivos, numa esfera gerencial, e não legal. Foi como eu falei: Os sistemas legais de dois supermercados com certeza serão iguais, mas seus Data Warehouses completamente diferentes, já que os indicadores gerenciais serão construídos baseados na escola gerencial de cada executivo.

Vemos hoje, com operações tipo Lava Jato, a possibilidade de, inclusive, o uso do Data Warehouse para expressar uma verdade a empresa escondendo dos sistemas legais a realidade. Vide o exemplo da Odebrecht que tinha um sistema em paralelo do oficial. Aposto (Sem conhecimento de causa óbvio ...) que no Data Warehouse deles, estes dados não oficiais estavam lá pois expressavam uma realidade que não existiam nos sistemas oficiais. O fato do sistema não ser oficial não impediu que ele fosse usado para condenar os executivos na justiça.

Victorino Vila.

Bom dia, Professor Victorino, obrigada pela resposta. Muito interessante. É que eu estou cursando MBA em Data warehouse e Business Intelligence em outra instituição de ensino e o meu TCC é sobre Self-Service BI implementado com Power BI, a ferramenta Power BI foi construída sobre uma engine da Microsoft em R, que é uma linguagem para estudo estatístico, Big Data e Data Science com a ferramenta RStudio e todos os cursos de BI que eu posso ter acesso nos próximos 90 dias são interessantes para agregar conhecimento ao meu TCC e à minha pós graduação. Eu conheço faz um ano e 6 meses os professores Kimball e Inmon hahaha. E sobre a legalidade do sistema de BI eu quis perguntar porque agrega conhecimento ao meu TCC e como o senhor citou a Operação Lava Jato, que os sistemas de Datawarehouse dos condenados fossem utilizados nas investigações, eu já trabalhei em empresas que utilizam os sistemas ERP de grandes vendedores ou mesmo ERPs menores, criados dentro da própria empresa e emitem suas notas fiscais e boletos através destes sistemas e a experiência que eu tive é que os dados registrados nestes ERPs são utilizados na fiscalização do governo. Entendi que o Data warehouse é gerencial, obrigada. Outro exemplo, eu já trabalhei para uma grande empresa que possuia o direito de reaver impostos pagos e a empresa construiu várias extrações das notas fiscais emitidas e baseados na lei, após o estudo dessas extrações, poderia solicitar ou não a devolução de impostos pagos. Os valores chegavam a milhões de reais. Hoje com os estudos de Data warehouse e BI eu já consigo ver e até tentar construir um sistema mais facilitado para este caso, onde a empresa também teria direito de reaver impostos pagos, projetos de recuperação de renda. Muito interessante mesmo. Obrigada pela resposta, vou cursar os outros 2 cursos de BI da plataforma Alura. Abraços.

solução!

Priscilla

Aproveitando já tenho gravado, além dos cursos de ETL Parte 1 e 2, os cursos de OLAP, MDX e PowerBI. É que existe um trabalho de pós-produção da Alura que cria um tempo entre o término da gravação e a disponibilidade do mesmo ao aluno.

Também vou te contar uma história que aconteceu comigo quando da implementação de um Data Warehouse. Isso faz mais de 23 anos. Lá pelos anos noventa (long long time ago ...) eu participava de um projeto de Data Warehouse em uma grande empresa petroquímica. Quando o processo de ETL foi finalizado e observarmos os dados nos EIS (Antigamente o Dashbord chamávamos de EIS - Execute Information System), durante a validação da informação, observou-se um erro no valor de vendas do ano anterior quando comparado com os relatórios antigos que a empresa usava. Analisando vimos que o erro não estava no Data Warehouse e sim no relatório antigo. O problema é que este relatório antigo havia sido usado para pagar comissões aos vendedores e se, caso a nova informação fosse publicada, geraria problemas internos. Logo o cliente (Pessoal do alto escalão, diga de passagem) decidiu que o processo de ETL teria que forçar o erro nos dados passados para que o Data Warehouse exibisse os dados iguais ao que estavam no relatório antigo, mesmo que errados. Esta é uma prova que o DW é gerencial e suas regras são incluídas bel prazer do seu dono.

Claro que podemos discutir implicações éticas. Mas, neste exemplo, quis mostrar apenas o quanto o Data Warehouse pode, não somente, estar desligado dos dados oficiais, quanto até, dos dados reais.

Victorino.

Professor Victorino, muito obrigada pela resposta. Uau! Vou cursar todos os cursos! Caramba! PowerBI é barato e tem muito recurso. No meu TCC eu pesquisei bibliograficamente e criei um exemplo prático de cada componente: PowerBI Desktop, PowerBI Service, PowerBI Api Rest, PowerBI Servidor de Relatórios, PowerBI Gateway e PowerBI Mobile. A interface do PowerBI é muito poderosa. E sobre o Data Warehouse não refletir, dependendo da vontade do cliente, nem mesmo a realidade é interessante saber tambem. Acontece. É o mundo real. Obrigada pelas respostas e exemplos. Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software