Vamos imaginar o seguinte cenário:
Projeto: Desenvolver o sistema de gerenciamento do Centro Médico xpto
Objetivos:
- Reduzir numero de solicitações de compras manuais;
- Reduzir perdas no almoxarifado;
- Mensurar a curva ABC a partir de dados digitais e automatizados;
- Melhorar o fluxo de caixa permitindo alocação de recursos em outras áreas estratégicas da empresa.
Seguindo a lógica do fluxo, de entregar o resultado, atingindo o objetivo principal, neste caso, deveríamos resolver na verdade, o problema do fluxo de caixa, visando atender a expectativa do cliente (seu problema mais urgente).
Para isso, podemos priorizar o desenvolvimento do módulo de Solicitação de Compras, diminuindo a margem de erro das digitações manuais, padronizando as informações, onde logo no início do projeto, teríamos um resultado positivo e direto no fluxo de caixa.
Este módulo possui diversas funcionalidades, estas serão descritas e colocadas no backlog para iniciar o sprint.
Após a entrega seguimos para o Almoxarifado, que por sua vez, precisa de uma informação que não foi mapeada no Sprint do módulo de compras.
Trata-se de uma informação crucial, sem ela não trará resultado para o setor implantar o restante das funcionalidades... Então, será feita uma nova Sprint do compras, para inserir a funcionalidade tão importante.
Mas aí está a surpresa, para trazer esta informação a equipe terá que reconstruir 50% da lógica da tela, devido as amarrações, trazendo impacto negativo no tempo, bem como expectativa e custo para o cliente.
Acredito que ideal seria ter a visão do projeto como um todo, fazer a etapa do planejamento não seria crucial para depois rodar as Sprints...? Como irei priorizar tarefas de um fluxo, inerente a um cenário que desconheço os pormenores, não seria retrabalho?