1
resposta

Fluxo - Expectativa x Realidade

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Projeto: Desenvolver o sistema de gerenciamento do Centro Médico xpto

Objetivos:

  • Reduzir numero de solicitações de compras manuais;
  • Reduzir perdas no almoxarifado;
  • Mensurar a curva ABC a partir de dados digitais e automatizados;
  • Melhorar o fluxo de caixa permitindo alocação de recursos em outras áreas estratégicas da empresa.

Seguindo a lógica do fluxo, de entregar o resultado, atingindo o objetivo principal, neste caso, deveríamos resolver na verdade, o problema do fluxo de caixa, visando atender a expectativa do cliente (seu problema mais urgente).

Para isso, podemos priorizar o desenvolvimento do módulo de Solicitação de Compras, diminuindo a margem de erro das digitações manuais, padronizando as informações, onde logo no início do projeto, teríamos um resultado positivo e direto no fluxo de caixa.

Este módulo possui diversas funcionalidades, estas serão descritas e colocadas no backlog para iniciar o sprint.

Após a entrega seguimos para o Almoxarifado, que por sua vez, precisa de uma informação que não foi mapeada no Sprint do módulo de compras.

Trata-se de uma informação crucial, sem ela não trará resultado para o setor implantar o restante das funcionalidades... Então, será feita uma nova Sprint do compras, para inserir a funcionalidade tão importante.

Mas aí está a surpresa, para trazer esta informação a equipe terá que reconstruir 50% da lógica da tela, devido as amarrações, trazendo impacto negativo no tempo, bem como expectativa e custo para o cliente.

Acredito que ideal seria ter a visão do projeto como um todo, fazer a etapa do planejamento não seria crucial para depois rodar as Sprints...? Como irei priorizar tarefas de um fluxo, inerente a um cenário que desconheço os pormenores, não seria retrabalho?

1 resposta

André, tudo bom?

Existe um momento, anterior, onde isso é preparado. Quando chegamos no momento da Sprint temos um Backlog organizado e priorizado, ou seja, já temos as funcionalidades mais valorosas e conhecidas para fazer uma fila.

Esse momento que citei é a construção do Roadmap. Existem diversas abordagens para você criar esse roadmap, as melhores são baseadas em Design. Dê uma olhada nesse curso da Alura:

https://cursos.alura.com.br/course/design-thinking-concretizando-ideias

Você não vai conhecer os pormenores de tudo no início do projeto. Vai focar apenas no que for de mais valor no momento, e ali sim entender os detalhes para colocar no Sprint Backlog. O retrabalho seria se você entendesse isso para todo o projeto, ainda mais pensando num cenário de mudanças, incertezas, etc.