<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'gray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
console.log(x + ',' + y);
if (evento.shiftKey && evento.altKey){
alert('Favor só utilizar uma tecla por favor')
}
if (evento.shiftKey) {// adiciona 10 ao raio da bolinha quando shift é apertado
raio = raio + 10;
while(raio > 40 ){ //trava o máximo da bolinha em 40
raio = 10;
}
}
if(evento.altKey){//diminui o raio da bolinha sempre que o alt é apertado
raio = raio - 5;
while(raio < 10){//limita o minimo da bolinha em 10
raio = 10;
}
}
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>