Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Fiz de forma diferente utilizando o while e gostaria de saber se isso pode me causar problemas

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && evento.altKey){

            alert('Favor só utilizar uma tecla por favor')
        }


        if (evento.shiftKey) {// adiciona 10 ao raio da bolinha quando shift é apertado

            raio = raio + 10;

            while(raio > 40 ){ //trava o máximo da bolinha em 40
            raio = 10;
             }

        }

        if(evento.altKey){//diminui o raio da bolinha sempre que o alt é apertado
            raio = raio - 5; 

             while(raio < 10){//limita o minimo da bolinha em 10
            raio = 10;
             }
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
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solução!

Lucas,

aparentemente não.

Agora, esta linha abaixo não mantém a bolinha com raio = 40. Quando passar de 40, ele volta a ter 10:

while(raio > 40 ){ //trava o máximo da bolinha em 40
raio = 10;

Para limitar a 40, e manter 40, deveria ser assim:

while(raio > 40 ){ //trava o máximo da bolinha em 40
raio = 40;

E não se esqueça da boa prática de usar o ponto e vírgula após cada linha de comando (no alert, por exemplo).

Muito obrigado Akashi! :D Abriu a minha mente. E vou ficar mais atento ao ponto e vírgula. esse escapou da minha visão