6
respostas

Finanças pessoais

Educação financeira: uma matéria que deveriam abordar desde cedo nas escolas.

6 respostas

Acredito que devemos sempre nos organizar em nossas finanças, pois muitas das vezes ficamos no vermelho por besteira, por gastar com coisas supérfluas, e quando nos damos conta já estamos devendo... Sempre utilizei planilhas de excel para me organizar, até uma bala que comprava colocava lá, dava muito certo, e sempre consegui poupar um pouco em cada mês, nem que fosse 1 real..kk Hoje achei um aplicativo que me auxilia muito chamado de Minhas finanças, como fica no celular, é mais fácil de sempre estar alimentando os meus gastos.

Isso é difícil, mas as vantagens são tremendas!! Vi o Thiago Nigro citando uma vez "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito." - Lucas 16:10

Realmente, vejo meu irmão como experiencia, ele tem 21 anos e já sujou seu nome e quase sujou o da minha mãe. Infelizmente meus pais não tem esse conhecimento sobre finanças e nunca pode nos ajudar nessa parte, mas vendo a situação do meu irmão que no final do mês, recebe seu salário e tudo vai para pagar conta que ele fez sem necessidade e ainda falta dinheiro para pagar todas elas, eu ficava com medo de não sabe administrar meu dinheiro e comecei a estudar finanças pessoais e agora vejo meu dinheiro de outra forma e vou ajudando meu amigo e parentes, mas infelizmente a maioria não tem um comprometimento com isso.

Finanças pessoais quando não aprendemos no amor, aprendemos na dor... Quando fui estagiário, passei a ter meu dinheiro pela primeira vez na vida e alguns meses depois conheci o cheque especial (uma grande bola de neve) e depois foram longos 9 meses para conseguir sair dele.

Hoje felizmente tenho uma boa reserva de emergência e algumas aplicações, ainda acho que tenho alguns vacilos de gastos compulsivos (principalmente quando estou levemente alcoolizado) mas que no geral não afeta tanto minha vida. São gastos pontuais que poderiam ser evitados, porém ainda permitem que eu guarde uma graninha e ainda curta a vida sem se privar das coisas.

Que bom que compartilhou sua experiência, Leonardo, vai inspirar quem ler! "O sábio aprende com o erro dos outros".

ahahah, verdade, Luis! A dor ensina muito, mesmo. Parabéns pela mentalidade!