1
resposta

Figma: transfomar estilo de texto em variável

Quero usar os estilos do projeto 1 no projeto 2. Se eu publico a biblioteca toda, só aparecem as variáveis, e nenhum estilo. Então comecei a transformar manualmente todos os estilos em variáveis. Não consigo transformar o estilo de texto (fonte, tamanho, se é bold, etc) em variável string ou qualquer outra.

• O que eu faço?
  • Tem algum preset que já traga todas as variáveis prontas, tipo cor principal, cor secundária, cor de texto, etc, pra eu não precisar ter esse trabalho manual sempre?
  • Realmente não entendi porque existe a função de estilo se o que pode ser transferido é só a variável. Depois dessa experiência parece que nem faz sentido usar estilo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
1 resposta

Ei, Luppi! Tudo bem?

Nessa atualização do Figma, os estilos de texto não podem ser diretamente convertidos em variáveis como as cores. Eles são geridos como estilos separados. Para usar os estilos de texto de um projeto em outro, você precisa publicar esses estilos como parte de uma biblioteca.

Por exemplo, para publicar Estilos de Texto:**

• No projeto original, vá até a aba de "Assets" (Ativos).
  • Clique no ícone de biblioteca no canto superior direito.
  • Selecione "Publish Styles and Components" (Publicar Estilos e Componentes).
  • Certifique-se de que os estilos de texto estão selecionados para publicação.
  • No projeto 2, ative a biblioteca publicada para ter acesso aos estilos.

Infelizmente, o Figma não oferece presets automáticos para variáveis de cores ou estilos. O que podemos fazer é criar um arquivo base com suas variáveis e estilos padronizados e usá-lo como ponto de partida para novos projetos.

Os estilos são úteis para manter a consistência visual em um projeto, enquanto as variáveis são mais flexíveis para alterações dinâmicas. Ambos têm seu lugar dependendo do fluxo de trabalho e necessidades do projeto.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais, Luppi!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!