1
resposta

Few-Shot vs Zero-Shot

Claro! Vamos direto ao ponto: Zero-Shot e Few-Shot são estratégias de como usamos modelos de linguagem/IA (como o ChatGPT) para realizar tarefas sem ou com poucos exemplos no prompt.

Zero-Shot Learning

Sem exemplos.
Você apenas descreve a tarefa e o modelo tenta resolver com base no que já aprendeu no treinamento.

Exemplo:
“Traduza para o inglês: ‘Eu gosto de viajar.’”
(Nenhum exemplo é dado antes — a IA entende apenas pela instrução.)

Few-Shot Learning

Com alguns exemplos no prompt.
Você mostra exemplos de entrada e saída para ensinar o modelo a seguir um padrão.

Exemplo:
“Traduza como abaixo:
Pt: Eu gosto de café → En: I like coffee
Pt: Ela estuda muito → En: She studies a lot
Pt: Eu gosto de viajar → ?”*

Diferença Essencial
Estratégia Exemplos no prompt? Quando usar
Zero-Shot Nenhum Tarefas simples ou bem conhecidas
Few-Shot Alguns Tarefas específicas, com estilo ou formato desejado

Regra de Ouro

Se você quer controle sobre o estilo, o formato ou a lógica — use Few-Shot.
Se a tarefa é genérica e bem conhecida — Zero-Shot já resolve.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Joyce! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Com o que você descreveu, dá pra ver que você usou muito bem a IA para estruturar o conteúdo — o seu prompt ficou claro, objetivo e trouxe exemplos que explicam bem a diferença entre Zero-Shot e Few-Shot. Excelente forma de aplicar o que aprendeu na prática.

Continue explorando a criação de prompts assim, testando variações para ver como pequenas mudanças influenciam as respostas.

Dica: tente ajustar seu prompt pedindo à IA para explicar o mesmo conceito em um nível diferente de complexidade, como se fosse para iniciantes e depois para avançados. Isso ajuda a entender o poder do contexto.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!