4
respostas

Ferramenta

Frederico, existe em alguma ferramenta para gerenciar essa metodologia agil + scrum?

4 respostas

Oi Arthur tudo bem ?

As empresas usam o quadro Kanbam para gerenciar seus projetos.

Veja mais nesse curso https://cursos.alura.com.br/course/kanban-primeiros-passos

Espero ter ajudado!!!

Andre tranquilo?

Na verdade ja conheco e utilizo o Kanban, minha duvida é alguma ferramenta que ajude por exemplo na visao do cronograma de release, declaracao de visao e etc..noa somente o que esta acontecendo naquela sprint....

Fui pesquisar e achei esses:

https://www.bitrix24.com.br/ https://www.siteware.com.br/projetos/ferramentas-para-scrum/

Dá uma olhadinha.

Olá Arthur, Tudo bem?

Então, o SCRUM ele é um framework e não uma metodologia, isso é importante porque por ser um framework ele é incompleto, o que significa que você deve construir em cima dele.

O Scrum não possui métodos ou técnicas para cálculo de prazos ou custos, muitas pessoas falam por exemplo de planing poker ou de contar pontos ao invés de horas nas estimativas, mas nada disso é SCRUM de fato, mas sim técnicas que agregam scrum.

O Scrum tem um ciclo de melhoria continua que é evidenciado pela Daily, pelo papel do Scrum Master em mediar e auxiliar o time e o P.O. e pela Retrospectiva, que garantem um feedback das práticas que estão dando certo, das que precisam mudar e que permite o surgimento de novas práticas, as quais damos o nome de práticas emergentes.

A aplicação do Scrum é recomendada para problemas considerados complexos, você define um problema complexo como um problema que você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre como resolver do ponto de vista técnico e de negócios.

Para projetos onde você tem um conhecimento pleno sobre o que precisa ser feito, quais etapas, uma seguida da outra e a garantia que nada vai mudar (no que tange regras de negócios) então você não precisa aplicar scrum, o bom PMI deve ser melhor inclusive.

Acredito que inicialmente você precise de alguma ferramenta para controlar seu Backlog (do Produto e da Sprint), e controle no sentido de não perder nada (não deixar nada importante ir para o limbo) e não no sentido de micro-gestão.

Mas pensando que você tenha um problema complexo e deseje aplicar SCRUM existe algumas perguntas que você pode desejar se fazer:

Você precisa reportar algum tipo de métrica para previsibilidade?

Isso é importante, como você define sucesso? Você precisa definir produtividade?

Talvez uma ferramenta com um Gráfico Burndown ajude você a ter uma noção de velocidade por exemplo.

Você precisa reportar quanto custou cada recurso para calcular ROI?

Neste caso uma ferramenta que permita registrar o trabalho do time e dos envolvidos, assim como registrar os ativos utilizados pode ser bem vinda.


Quanto a previsibilidade isso é complicado, usando o SCRUM o seu time deve idealmente atacar um problema por sprint, normalmente este seria o objetivo da sprint, por ex. Disponiblizar pagamentos recorrentes nas mensalidades dos membros XPTO, Implementar mecanismo de SLA no sistema de atendimento., etc, algo específico, normalmente definido a partir do Backlog do produto que pode mudar com o tempo, neste caso como saber qual é a próxima dor a atacar?

Neste ponto entra o trabalho do P.O. bem alinhado com os clientes para que as entregas resultem em valor para os clientes e do ScrumMaster para auxiliar o P.O. no que ele precisar no que tange processos e resolução de impedimentos.


A ferramenta que você vai usar depende do que você precisa, se é um software para gerenciar o Backlog, Sprints, Releases e etc, você pode usar o JIRA, ou YouTrack por exemplo, que possuem ferramentas para suportar estas práticas.

Para difundir conhecimento, como os artefatos da Retrospectiva, Tomadas de decisões, Documentação, etc, você pode usar ferramentas de Wiki como o Confluence, Notion ou Nuclino.

Para registrar o tempo de trabalho ambas as ferramentas mencionadas como o JIRA e o Youtrack permitem o registro, mas existem outras que inclusive oferecem plugins como o Tempo Timesheets.

É importante notar que conforme o tempo for passando sua equipe pode necessitar de mais ferramentas para manter a agilidade, se for desenvolvimento de software por exemplo vocês podem desejar ter uma solução de Integração Continua e Entrega Continua por exemplo.

Com cada retrospectiva o time deve visualizar oportunidades de melhoria e eventualmente vocês vão adotar algumas ferramentas e processos enquanto abandonam outros, isso é normal.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software