1
resposta

FEEDBACK GENÉRICO

Quando lecionava, tinha um aluno do Ensino Médio bastante incisivo e, por vezes, até grosseiro comigo e com os colegas, em suas colocações em aula. Eu lecionava Filosofia e adotava, na época, uma planilha de avaliação aula à aula, que listava uma série de comportamentos desejados dos alunos, além dos conteúdos da disciplina, e essa planilha compunha uma percentagem da nota final dos alunos no trimestre. Pois bem, observando esse comportamento contínuo do aluno, o avaliei muito mal em urbanidade e cordialidade. Quando chegou o final do trimestre e procedemos em aula a avaliação da planilha, ele se armou e quase "avançou" em mim , questionando por que eu o avaliara tão mal nestes aspectos, a ponto dos colegas se manifestarem e dar a ele o feedback, com expressões como "ainda pergunta"? "não te dás conta"? E outras colocações. Ele então, percebendo seu descontrole, perdeu a graça, sentou-se e deu-se conta de seu comportamento. Foi um momento rico, a seguir, de discussão entre todos na turma e culminou que ele passou a ser bem mais cordial, não só nas minhas aulas, mas em outras disciplinas também, segundo relatos de colegas professores. E nos tornamos grandes amigos até hoje.

1 resposta

Q legal Magno e tb uma forma muito inteligente de incentivar essa mudança.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software