Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Fase de Análise

Entendo que, principalmente no exemplo da casa, por mais que seja necessário sanar a dor o mais rapidamente possível, seria interessante ter as plantas todas prontas antes de iniciar a construção, a fim de evitar retrabalho e novos custos. Em sistemas, seria a fase de Arquitetura de Solução. Esta abordagem que estou propondo poderia ser um híbrido entre o Waterfall e o Ágil?

1 resposta
solução!

Wylson, tudo bom?

A proposta que você faz é uma abordagem tradicional. Sempre é bom reforçar, não estamos falando que ela não seja boa só que nas últimas décadas tem cada vez mais perdido espaço. Isso vem acontecendo justamente pelas mudanças que acontecem no mundo, o tal mundo VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo).

A comparação de um software com a construção civil se pega nos detalhes é bem ruim. Pq é intrínseco ao fazer uma casa que haja uma planta, até por questões legais. Um software feito de forma Ágil conta com equipes multidisciplinares, auto-organizadas e focadas em entregas de valor e melhoria contínua.

É uma mudança de mindset, sem dúvidas. Em momentos de transição de um para o outro pode sim haver híbridos, geralmente, completamente disformes e com problemas de performance que levam à dúvida se o Ágil é algo bom. Mas na verdade reflete a adoção errada da metodologia.

Dentro do exemplo, tirada a complexidade da construção civil, é bem ilustrado a entrega de valor, o foco nas necessidades do cliente e na entrega rápida e contínua.

Espero ter tirado suas dúvidas. E não esqueça de marcar uma resposta como solução.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software