Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Falta de conteúdo.

Quando entro no mão na massa aparece desse jeito:

3) Agora iremos lançar nossa exceção dentro do metodo2(), na classe FluxoComTratamento. Vamos substituir o throw atual pelo seguinte:

throw new MinhaExcecao("deu muito errado"); 4) Também precisamos adicionar o tipo MinhaExcecao dentro do catch na classe FluxoComTratamento:

try { metodo1(); } catch(ArithmeticException | NullPointerException | MinhaExcecao ex) { String msg = ex.getMessage(); System.out.println("Exception " + msg); ex.printStackTrace(); } 4) Agora altera a classe MinhaExcecao para estender a classe Exception (deixando checked):

public class MinhaExcecao extends Exception { //checked

} 5) Na classe FluxoComTratamento, faça que o código volte a compilar e use throws MinhaExcecao no metodo1() e no metodo2():

private static void metodo1() throws MinhaExcecao {
    System.out.println("Ini do metodo1");
    metodo2();
    System.out.println("Fim do metodo1");
}

private static void metodo2() throws MinhaExcecao{
    System.out.println("Ini do metodo2");
    throw new MinhaExcecao("deu muito errado");
    //System.out.println("Fim do metodo2");        
}

Tem algo que posso fazer para corrigir isso?

4 respostas

Olá Marky, tudo bem? Peço desculpas, mas não entendi muito bem seu problema, poderia explicar melhor? E se puder colocar os trechos de códigos todos em blocos de código (use o botão INSERIR CÓDIGO aqui do campo de texto) também seria de grande para que eu possa entender seu problema e ti ajudar de alguma forma.

Fico aguardando retorno!

Na aula 4, mãos na massa Checked e Unchecked, as instruções estão desorganizadas, não consigo colocar um print, mas vou mostrar como aparece:

3) Agora iremos lançar nossa exceção dentro do metodo2(), na classe FluxoComTratamento. Vamos substituir o throw atual pelo seguinte:

4) Também precisamos adicionar o tipo MinhaExcecao dentro do catch na classe FluxoComTratamento:

4) Agora altera a classe MinhaExcecao para estender a classe Exception (deixando checked):

5) Na classe FluxoComTratamento, faça que o código volte a compilar e use throws MinhaExcecao no metodo1() e no metodo2():

Removi a parte do código porque fica confuso com ele.

O correto não seria começar com a instrução 1 ai ir para 2 e assim por diante, sem contar que parece faltar conteúdo.

solução!

Oi Marky, tudo bem?

Desculpa o inconveniente, eu já estou vendo onde estão os primeiros passos que desapareceram. Acredito que logo logo eles já estarão lá de novo! :)

Vendo a primeira aula, aparentemente ficou faltando algo desse tipo:

1) Primeiro, vamos criar a classe MinhaExcecao que herda de RuntimeException:

public class MinhaExcecao extends RuntimeException {
}

2) Na classe MinhaExcecao, vamos criar um construtor que recebe uma mensagem do tipo string e passaremos ela para o construtor da classe mãe RuntimeException:

public class MinhaExcecao extends RuntimeException {
    public MinhaExcecao(String msg) {
        super(msg);
    }
}

De qualquer forma, muito obrigado por avisar! Vamos tentar resolver isso o mais rápido possível.

Bons estudos!!

Obrigado pelo retorno.