1
resposta

Faça como fiz: Mediando a ideação da solução

Dentro do contexto da Gatito, Laura utilizou uma ótima ferramenta para deixar a grupo mais à vontade dentro da dinâmica, o brainwriting. Eu usaria outra ferramenta, a cebola semiótica. Pediria para que cada um falasse o que cada área poderia melhorar individualmente, inclusive a parte de gestão, onde as partes mais externas seriam o que abrangeria mais os setores de contato direto com o cliente, e as partes mais internas o que tem menos contato. Explorar diversos frameworks é interessante pois nos traz inúmeras formas diferentes de chegar a uma solução.

Fonte: https://renatopoulicer.medium.com/o-design-do-meu-primeiro-workshop-sobre-design-thinking-91a2272eb0b7

1 resposta

Olá, Roberta!

Obrigada por compartilhar sua atividade conosco!

Você mencionou que utilizaria a ferramenta da cebola semiótica e essa é uma abordagem interessante, pois permite que cada setor identifique suas próprias necessidades e oportunidades de melhoria. Além disso, a ideia de utilizar as partes mais externas da cebola para representar os setores com mais contato direto com a pessoa cliente e as partes mais internas para representar os setores com menos contato é uma forma visualmente clara de representar essa dinâmica. Muito bem!!!!

No processo de tomada de decisão da solução da equipe, sugiro também a utilização de abordagens que estimulem a participação de todos os membros e a análise ampla da situação. Algumas das abordagens seriam:

• Brainstorming
  • 5W1H
  • Matriz FOFA
  • Zen Voting

É importante lembrar que cada equipe e contexto têm suas particularidades, então é fundamental adaptar as abordagens de acordo com as necessidades e características do grupo, ok?

Novamente, parabéns pela elaboração de sua atividade!!

Qualquer dúvida estou aqui!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!