Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: Redefinição do Desafio

Imersão: é importante coletar informações sobre o problema em questão, suas ramificações e contextos. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas e observações.

Categorização: após a imersão, é interessante categorizar as informações coletadas, separando-as em grupos e subgrupos.

Refinamento: a partir da categorização, é possível selecionar os problemas mais relevantes e refinar suas definições, buscando torná-las mais objetivas e direcionadas.

Convergência: é importante convergir as definições refinadas em um desafio principal, que vá guiar a resolução dos problemas identificados.

Prototipagem: a criação de protótipos pode ser uma forma de testar soluções para os problemas identificados, permitindo identificar falhas e aprimorar as soluções propostas.

2 respostas
solução!

Olá Marcos, tudo bem?

Parabéns por ter definido bem as estapas do Design Thinking! Mas é sempre bom a gente relembrar.

Design Thinking é um jeito bacana de resolver problemas usando a criatividade e a empatia para entender as necessidades das pessoas. Ele tem cinco etapas, sendo elas:

1. Imersão, você coleta informações sobre o problema fazendo pesquisas, entrevistas e observações;
  2. Categorização, é bom agrupar as informações em categorias pra facilitar a análise;
  3. Refinamento, você seleciona os problemas mais importantes e define eles de forma mais clara;
  4. Convergência, é hora de juntar tudo em um desafio central que orientará a resolução dos problemas;
  5. Prototipagem, você testa soluções criando protótipos pra identificar erros e melhorar as ideias.

Continue compartilhando o seu aprendizado. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Maria Isabelle, obrigado pelo seu feedback! Concordo com você, acho que sempre é importante relembrar as etapas do Design Thinking para aplicá-lo de forma mais eficiente. Acredito que essa abordagem é fundamental para encontrar soluções criativas e eficientes para os problemas. Vou continuar estudando e compartilhando meus aprendizados! Até mais!