Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Faça como eu fiz - Preciso de algum lugar onde eu veja quem vai atender a cliente

Creio que para esse cenário, que não existe muito detalhamento dos requisitos, eu aplicaria duas técnicas, primeiro a 5W1H. Para definir os atores que trabalharam no levantamento das ideias, desenvolvimento do fluxo, do protótipo, até o desenvolvimento do sistema. Qual será o prazo, que tipo de informações são necessárias ter no sistema e que irão atender ao usuário. Onde que irão atuar, isto é, para qual departamento da empresa, o porquê de desenvolver aquela solução até chegar no ponto de levantar todas as ideias anteriores e determinar como será feito, qual linguagem será adotada, que tipo de banco de dados entrega o custo/benefício que o sistema necessita.

Em paralelo, eu aplicaria a técnica dos 5 porquês para poder detalhar mais os requisitos e assim, trazer informações que facilitariam o desenho do fluxo e do protótipo, no caso da necessidade inicial, poderíamos avançar da seguinte forma:

  • Ideia inicial é Preciso de algum lugar onde eu veja quem vai atender a cliente. 1) Porquê você precisa desse lugar?
  • Para facilitar a rotina da empresa.

2) Porquê você precisa desse tipo de facilidade?

  • Pois hoje, temos confusão na hora de montar a agenda.

3) Porquê a agenda fica confusa hoje em dia?

  • Por não ter um lugar de fácil acesso para verificar quais colaboradores estão ocupados para o momento e porque as agendas são feitas de forma manualmente.

4) Porquê a agenda é feita de forma manual?

  • Por não ter uma maneira automatica de controlar isso. Assim, as agendas de colaboradores acabam se coincidindo com a de outros profissionais.

5) Porquê não foi adotada uma solução anteriormente para resolver esse problema?

  • Pois a empresa tinha um tamanho menor, consequentemente, tínhamos menos colaboradores que conseguiam atender de forma satisfatória a toda clientela. Com o crescimento da empresa, e com o número de clientes aumentando, foi aumentando a necessidade de ter uma forma de controlar tudo isso.
1 resposta
solução!

Olá, Bruno, tudo bem?

Excelente sua resposta! Você destrinchou bem todo o processo de conversa com o usuário, isso é muito importante para entendermos melhor o que devemos fazer e qual a principal dor da pessoa usuária que precisamos resolver. Também utilizou com sabedoria as ferramentas, isso não é fácil, uma vez que temos muitas ferramentas disponíveis e nem sempre sabemos como utilizá-las.

Parabéns pela resposta! Espero que você continue nos acompanhando e, em caso de dúvidas, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software