Pensaria na seguinte sequência para resolução de problemas:
- Pensar em quais os principais problemas facilmente observáveis. Anotá-los.
- Pensar sobre o usuário e ir observá-lo mais de perto. Além disso, sempre que possível, entrevistar de forma descontraída em uma conversa amigável. Para realizar a entrevista até mesmo a roupa que usamos e o comportamento importa, pois isso criará identificação com a pessoa entrevistada e facilitará a abertura para que ela seja sincera nas respostas à entrevista. No exemplo do curso, a resposta sincera sobre a Gatito só foi obtida pois a entrevistadora estava como cliente do mesmo local. Provavelmente caso ela se apresentasse como alguém que trabalha para a Gatito, não obteria as mesmas respostas. As pessoas tendem a ser mais tímidas ou menos sinceras, seja por medo de magoar as outras ou por vergonha de dizer a verdade para quem detem a marca.
- Após obter todos esses insights, procuraria saber quais problemas requerem uma atenção mais imediata ou são mais fáceis de resolver. E então documentaria todo o processo desde a observação inicial.