Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Faça como eu fiz: Etapa de imersão.

Pensaria na seguinte sequência para resolução de problemas:

  1. Pensar em quais os principais problemas facilmente observáveis. Anotá-los.
  2. Pensar sobre o usuário e ir observá-lo mais de perto. Além disso, sempre que possível, entrevistar de forma descontraída em uma conversa amigável. Para realizar a entrevista até mesmo a roupa que usamos e o comportamento importa, pois isso criará identificação com a pessoa entrevistada e facilitará a abertura para que ela seja sincera nas respostas à entrevista. No exemplo do curso, a resposta sincera sobre a Gatito só foi obtida pois a entrevistadora estava como cliente do mesmo local. Provavelmente caso ela se apresentasse como alguém que trabalha para a Gatito, não obteria as mesmas respostas. As pessoas tendem a ser mais tímidas ou menos sinceras, seja por medo de magoar as outras ou por vergonha de dizer a verdade para quem detem a marca.
  3. Após obter todos esses insights, procuraria saber quais problemas requerem uma atenção mais imediata ou são mais fáceis de resolver. E então documentaria todo o processo desde a observação inicial.
3 respostas
solução!

Olá, Cristian, tudo certo?

Adorei a sua metodologia. E essa parte de gerar identificação durante a entrevista é uma sacada bem legal

As vezes os entrevistados mentem para não constranger ou até mesmo agradar o entrevistador. Mas se a entrevista for levada como uma conversa, ela pode gerar boas observações e opiniões mais sinceras, concorda?

Mas é isso, entender o problema e definir qual devemos atacar é a principal jogada no Design Thinking, obrigada por compartilhar sua visão com a gente

Bons estudos e até mais =)

Obrigado pelo feedback Maria! Concordo plenamente contigo! =)

Gostei da abordagem, normalmente quando nos abordam em algum lugar referindo-se a pesquisa, nosso humor automaticamente muda. Geralmente as pesquisas levam tempo e não são tão atraentes. Sua idéia de uma abordagem descontraída e não disruptiva pode geral mais conforto e consequentemente nos conduzir a respostas mais sinceras e claras.