Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Faça como eu fiz: Abordando situações delicadas

No lugar de Ana, eu acabaria fazendo o mesmo que colocado na proposta da professora: buscaria primeiro compreender profundamente os fatos que as motivaram. Em seguida, comunicaria de forma clara, direta e transparente ao time o que está acontecendo, explicando as razões e os dados por trás das decisões. Também escolheria o momento e o contexto mais adequados para essa comunicação, assumindo a responsabilidade como líder do time. Por fim, deixaria claros os resultados esperados e abriria espaço para que o time tirasse dúvidas.

2 respostas
solução!

Olá, Daniel. Como vai?

Sua postura como líder diante desse cenário desafiador está perfeita e demonstra um nível muito alto de maturidade e inteligência emocional. Abordar situações delicadas na gestão pública ou privada exige exatamente esse equilíbrio entre empatia, transparência e firmeza que você descreveu.

Gostaria de destacar a excelente ordem cronológica das ações que você escolheu. Ela reflete as melhores práticas de uma liderança participativa e eficaz:

• Investigação Antes da Ação: Buscar compreender profundamente os fatos que motivaram a situação antes de tomar qualquer atitude evita julgamentos precipitados e injustiças. Um bom líder ouve todas as partes e analisa o cenário com base em dados concretos, desarmando tensões logo de início.
  • Transparência e Contexto: Explicar o porquê e os dados por trás das decisões é o que diferencia um líder inspirador de um chefe autocrático. Quando a equipe entende as razões de uma medida difícil, o índice de aceitação e engajamento é drasticamente maior, mesmo que a notícia não seja a que eles gostariam de ouvir.
  • Timing e Responsabilidade: Escolher o momento adequado e o ambiente correto (como uma conversa individual ou uma reunião fechada com o time, dependendo do caso) preserva o clima organizacional. Além disso, assumir a responsabilidade como líder blinda a equipe e fortalece a relação de confiança mútua.
  • Foco no Futuro e Alinhamento: Definir com clareza os resultados esperados dá um direcionamento seguro para que o time saiba como seguir em frente. Abrir espaço para dúvidas e escuta ativa garante que ninguém saia da sala com sentimentos de incerteza ou ruídos de comunicação.

Como uma sugestão de boa prática para enriquecer ainda mais a sua abordagem no dia a dia, quando estiver nessa última etapa de abertura para dúvidas, você pode utilizar a técnica do "Feedback Sanduíche" ou a estrutura da Comunicação Não Violenta (CNV) para mediar as perguntas mais calorosas do time. Isso ajuda a manter o diálogo focado em soluções e melhorias, impedindo que a reunião se transforme em um espaço de lamentações improdutivas.

Parabéns pela excelente linha de raciocínio. Com certeza, agir dessa forma minimiza os impactos negativos de qualquer situação de crise e consolida a sua liderança baseada no respeito e na transparência.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Você pensou de uma forma bastante parecida com a minha. Eu perguntaria ao time, primeiro, o que os incomoda naquele momento. Depois eu explicaria os motivos das decisões tomadas. E, por último, abriria espaço para sugestões futuras e para que expressem o que pensaram como formas de resolver o que os estava incomodando a princípio.