Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Comunicação Participativa: Liderança eficaz e motivadora

Eu quero parabenizar a professora Marianne Henriques pela elaboração deste curso.

Ele me fez refletir sobre todos minhas lideranças e entender porque algumas coisas não deram certo e porque acertei em outras. Ao mesmo tempo avalei os estilos de lideranças que estão acima da minha função.

Depois deste curso classifico minha Gestão como participativa, porque valorizo muito as opiniões divergentes das minhas equipe e sempre falo para as pessoa que trabalham comigo que um líder não funciona sem equipe, mas uma boa equipe pode funcionar sem uma liderança.

Neste curso descobri por intermédio das armadilhas de comunicação porque algumas decisões minhas e de alguns chefes que tive não deram certo.

Assistindo esse curso, constatei que a maioria das reuniões no serviço público são improdutivas.

Eu me considero um líder que valoriza muito sua equipe e que fica muito feliz quando um ex-integrante sobe de cargo. Aprendi ao longo dos anos, que elogios são ditos na presença de todos, mas as correções são realizadas individualmente.

Sou muito preocupado com minha equipe, mas deixo claro que as entregas dos resultados é que mantém nosso trabalho e a nossa família.

1 resposta

Olá, José, como vai?

Obrigado por compartilhar uma reflexão tão completa sobre sua experiência com o curso. É interessante observar como você relacionou os conceitos apresentados com situações reais da sua trajetória profissional. Esse tipo de análise demonstra que o conteúdo foi além da teoria e contribuiu para uma avaliação crítica da sua forma de liderar e também dos diferentes estilos de liderança que encontrou ao longo da carreira.

O ponto em que você destaca a valorização de opiniões divergentes é um bom exemplo de liderança participativa. Quando uma equipe se sente segura para apresentar perspectivas diferentes, as decisões costumam ser mais bem fundamentadas. Da mesma forma, reconhecer publicamente os bons resultados e realizar feedbacks de melhoria em conversas individuais favorece um ambiente de respeito e desenvolvimento contínuo.

Sua observação sobre reuniões improdutivas também merece atenção. Muitas organizações obtêm melhores resultados quando definem objetivos claros, tempo adequado e ações práticas ao final de cada encontro, tornando a comunicação mais eficiente.

Na sua opinião, qual prática aprendida neste curso você considera mais importante para fortalecer ainda mais a participação e o engajamento da sua equipe no dia a dia?

Conte sempre com o fórum para compartilhar suas experiências e continuar essa troca de conhecimentos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!