3
respostas

Experimentação, oratória e mindset de crescimento

Não se trata tanto de uma duvida, é mais um relato. Na equipe que atuo, constantemente sou elogiado pela eloquencia e pela capacidade de conduzir reuniões, treinamentos e encontros. O que pouca gente percebe é que por trás de boa desenvoltura na frente de uma 'platéia', sou uma pessoa bem insegura em me posicionar. A eloquencia veio após muita prática e treinamento. A cada novo evento, sou acometido pelo nervosismo inicial como se fosse a primeira vez que falasse em público. Já notei como funciona o ciclo de ansiedade, voz tremula e sudorese... e criei minhas estratégias para lidar com ele. Geralmente, depois de 30 minutos falando com a plateia, depois de conquistá-la, a condução é tranquila e prazerosa, mas a meia hora inicial é sempre um exercício de auto superação.

3 respostas

Oi André,

Entendo perfeitamente. Isso acontece comigo inclusive quando começo a gravar meus cursos, os primeiros vídeos, a voz sai mais rápida, voz engasgada.... Ai deleto o video e repito, até entender que estou num ambiente seguro e que sei o que preciso fazer. Diferente desse contexto, nas apresentações em palestras preciso me adaptar mais rapidamente, pois não tem como deletar e recomeçar... Mas é interessante perceber que tudo isso é um processo e quanto mais repertório tivermos para contar, melhor será a nossa experiência e das pessoas que nos assistem.

Parabéns pela sua visão e pelo empenho em seguir criando as melhores apresentações. =)

Nas situações onde não é possível ensaiar ou apagar, uso sempre a respiração como recurso...e mentalizo : "Já já melhora..." e percebo que o nervosismo vai diminuindo....

Ótimo gatilho, Odair! =D

Vou me lembrar dele quando estiver numa apresentação também. ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software