Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Exercício trocando de cor

Triste não conseguir resolver um exercício que após ver a resposta, se torna tão simples :/

Gostaria de entender porque hora o professor declara as variáveis no final do código, depois das funções, e hora as variáveis são declaradas antes das funções, no início do código.

Exercício gráfico de barras

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaRetangulo(x, y, largura, altura, cor) {
        var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext('2d');

        pincel.fillStyle=cor;
        pincel.fillRect(x,y, largura, altura);
        pincel.strokeStyle='black';
        pincel.strokeRect(x,y, largura, altura);
    }

    function desenhaTexto(x , y, texto) {
        var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext('2d');

        pincel.font='15px Georgia';
        pincel.fillStyle='black';
        pincel.fillText(texto, x, y);    
    }

    function desenhaBarra(x, y, serie, cores, texto) {

        desenhaTexto(x, y - 10, texto);

        var somaAltura = 0;
        for (var i = 0; i < serie.length; i++) {
            var altura = serie[i];
            desenhaRetangulo(x, y + somaAltura, 50, altura, cores[i]);
            somaAltura = somaAltura + altura;
        }
    }

    var cores = ['blue','green','yellow', 'red'];
    var serie2015 = [50,25,20,5];
    var serie2016 = [65,20,13,2];

    desenhaBarra(50, 50, serie2015, cores, '2015');
    desenhaBarra(150, 50, serie2016, cores, '2016');

</script>

Exercício trocando de cor

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ['blue', 'red', 'green']
    var indiceCorAtual = 0; // começa com blue

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {

        indiceCorAtual++;

        if(indiceCorAtual >= cores.length) {
            indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor, azul
        }

        return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
2 respostas
solução!

Olá Jorge, não fique triste por não conseguir resolver um dos exercícios amigo, continue tentando e e praticando que com o tempo vai ficar cada vez mais fácil. O importante é não desanimar.

Em relação a declarar as funções no começo ou no final do código não faz muita diferença para o programa ser lido.

O importante em relação a isso é que quando a função for chamada ela já tenha sido declarada.

Se você chamar a função antes de declarar, ai você terá um problema de undefined:

teste(); // erro undefined - por não ter encontrado a função

function teste() {

}

Mas se você chamar a função depois, ele vai encontrar ela certinho e fazer o que precisa:

function teste() {

}

teste(); // função executada com sucesso

Espero ter ajudado. Forte Abraço!

Ajudou sim Matheus, Muito Obrigado! Abraço.