5
respostas

Exercício: Roteiro de Entrevista

O meu roteiro, é para encontrar usuários que gostam de plantas, que gostam de cuidar de plantas, é para um projeto de um app para encontrar sugestões, especialista e até mesmo pessoas que tem o mesmo gosto e trocar idéias de como cuidar de plantas:

Qual seu nome? Qual sua idade? Escolaridade? Profissão? Gosta de decoração? Já sentiu vontade ou tem vontade de mudar algum ambiente da sua casa ou do escritório ou da sua mesa de trabalho ou simplesmente comprar um objeto e colocar em algum canto? E no que você pensou? Você costuma viajar? E você curti mais o que: Praia ou serra? Você gosta de plantas? Qual a sua relação com a natureza? O que você acha sobre a preservação da natureza?

5 respostas

Excelente o questionário, Shana! Você foi bem na linha do que importa e seria relevante para esse projeto de achar cuidadores de plantas.

Gostaria de notar que muitas vezes temos perguntas padrão que nos sentimos obrigados a fazer no início de toda entrevista, mas que não precisam ser uma regra. Às vezes começar com um perguntas como nome e se gosta de plantas/ qual sua relação com a natureza, já pode dar uma luz mais objetiva à conversa e, a partir disso, principalmente em caso positivo, continuar com o resto das perguntas.

Outra coisa legal seria pensar na ordem das perguntas com um viés de storytelling, levando o entrevistado a nos contar uma história.

Um abraço!

Oi Rafael, Bom dia

Obrigada e gostei muito das dicas, e espero poder colocá-las em prática em algum projeto bacana.

Eu utilizei as técnicas aprendidas no curso de forma a levantar dados e perfil socioeconômico dos usuários do nosso serviço. Foi muito útil e atingiu o nosso objetivo.

Bons estudos, Shana! =)

Céu, esse levantamento é importante demais, o do perfil sócio-esconômico. Ele é muito útil para a maioria dos projetos, mas de fato não precisa ser levantado todo no início do questionário. Tornar o questionário interessante e dar um enredo às perguntas ajuda muito o trabalho. =)

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software