Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Exercício - Pesquisa e Persona

Boa noite.

Tenho um formulário de pesquisa e duas personas criadas (uma na aula de UX Strategy e outra na aula de Lean Inbound - Parte 1)

A primeira persona (Sophia) é voltada para a proposta de App para compra em Supermercado e a segunda persona (Rosi) é voltada para a proposta do exercício daquela aula (perda de peso)

Link Personas:

https://app.xtensio.com/8cwa2ri6

Formulário de pesquisa App Supermercado:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCA8w9ABCAizxg7k_gmCjUM2V6lV996uhO-bMsYqLKSpITIA/viewform?usp=sf_link

4 respostas

Legal, respondi sua pesquisa. Depois de pegar os dados que precisa marca esse tópico como solucionado antes de dar 2 semanas a partir da data de criação dele blz?

ok, obrigado

Daniel,

Suas personas estão excelentes! A descrição está ótima, mas em se tratando de um supermercado, será que não vale a pena criar algumas personas adicionais? Num simples exercício de observação, indo até um supermercado (ou diferentes supermercados que correspondam ao perfil que você imagina), você pode coletar insights sobre isso. Me vem na mente, pensando rápido, o homem separado, o/a jovem que mora sozinho, a dona de casa, a idosa... meus alunos universitários fizeram recentemente um exercício em um supermercado e perceberam, por exemplo, que existem produtos que só quem compra é o público da terceira idade. Será que esse público usaria um app pra esse fim? Será que carregar as compras é uma dificuldade maior do que o desejo de "pegar" os produtos para escolher? Acho que vale a reflexão e talvez a criação de mais uns dois perfis aí...

Sobre o questionário, também está muito bom, mas tem algumas perguntas que podem gerar confusão pro seu cliente. Eu respondi tentando me colocar no lugar de um usuário leigo. Segmento, talvez não seja intuitivo. Talvez valha inserir algumas opções dentro daquelas que são mais recorrentes e deixar como checkboxes, pra ajudar o respondente. As faixas etárias estão muito próximas. É realmente essencial separar tanto pro seu negócio?

Já sobre a frequência de uso das redes, a opção "quando me dá vontade" não gera inteligência pra você, pois pode ser tanto a cada 2 horas quanto 1 vez por mês. O máximo que você vai coletar é a informação de que esse usuário é "vida loka". rsrsr As perguntas e opções devem sempre atender a um propósito claro, senão, passam a ser ruído na sua pesquisa.

Espero ter ajudado! Você está indo muito bem! Parabéns :)

solução!

Oi Aline, obrigado pelas dicas.

Sobre as personas pensei neste primeiro momento em focar no público alvo, por isso desenvolvi apenas uma. Mas concordo que preciso de mais opções para segmentar melhor. As suas sugestões para a pesquisa também contribuíram muito, .

Obrigado novamente.