Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Exercício de Features

Olá!

Fiz o exercício de features como foi pedido, percebi que no exemplo do Nathan ele não colocou algumas funções mais técnicas como login, forma de pagamento ou coisas do tipo, isso é normal? ou foi só no exemplo dele que ele preferiu não ir tão a fundo?

Segue o link do projeto: https://www.figma.com/file/NJkvK4mTtm1X2b3fqTfE9I/Projeto-Alura?node-id=0%3A1

Para facilitar a visualização todo o projeto está inserido nesse arquivo, Mas acima de cada etapa tem o nome da técnica.

8 respostas
solução!

Olá Luis, tudo bem?

Parabéns pelo seu Kanban de Features! Está muito legal!

Nesse tipo de Canvas, podemos ser mais específicos ou não, vai depender do nosso projeto e o que for melhor para a equipe. Geralmente, alinhamos as funcionalidades de acordo com as dores e objetivos da Persona e evitamos criar novas funções que já não estivessem alinhadas no 360 view, pois isso evita confusão e ajuda a manter a consistência do projeto.

Agora vou deixar alguns toques importantes:

  • Como comentei, as funcionalidades colocadas no kanban geralmente são aquelas que já foram alinhadas no 360 view, justamente porque nesse canvas refletimos sobre os pontos negativos e positivos de uma ideia e se serão pertinentes para o projeto. Quando colocamos funcionalidades diferentes ou as mesmas funciolidades que estão no 360 view mas com nomes diferentes no kaban de features, temos a impressão de que são funcionalidades novas e que simplesmente surgiram no meio do caminho, e que não passaram pelo mesmo processo de validação que as outras passaram. Cuidado, pois isso prejudica a consistência do projeto. Não tem problema se houveram novas ideias no meio do caminho, mas elas precisam ser colcoadas no 360 view também. Então recomendo que dê uma olhadinha nisso =)
  • Outra dica interessante é aumentar o tamanho dos post-its, pois eles estão muito escondidos no lado da Persona e demora um pouquinho até compreendermos que fazem parte de um mesmo Canvas.

Mas é isso Luis! Espero ter ajudado!

Você mandou super bem =)

Até mais!!

Acho que eu não entendi só um detalhe, durante a aula as features tinham sido feitas baseadas nas dores e objetivos do usuário, o 360 view não era uma ferramenta para coletar algumas informações do projeto como um todo? ficou um pouco confuso sobre o que eu deveria me basear no 360 view.

Olá Luís!

No 360 view vamos nos basear em três fatores: Viabilidade (empresa), Desejabilidade (usuário) e Capacidade (equipe). Vamos ter como base essas três esferas para que possamos tomar decisões em relação as funcionalidades. Ou seja, vamos refletir como essa ideia pode agregar ao projeto. Por isso, quando surge alguma funcionalidade nova no meio do caminho, é interessante que possamos refletir sobre ela no 360 view e entender exatamente como essa ideia se encaixa nessas esferas e se de fato é algo pertinente ao projeto.

Já no Kanban de Features nós vamos pegar todas essas funcionalidades que pensamos e refletimos no 360 view e vamos fazer uma nova organização: vamos organizar de acordo com as dores e objetivos da Persona. Dessa forma, saberemos como as nossas features vão agregar na vida dos usuários.

Em resumo: no 360 view vamos validar a ideia (vamos ver se faz sentido considerando todos os fatores do projeto) e no kanban vamos compreender melhor como essas funcionalidades vão acrescentar na vida do usuário.

É isso! Qualquer coisa, é só nos perguntar que respondemos =)

Olá!

Acabei fazendo as mudanças como você recomendou, acredito que eu tenha feito elas corretamente, no caso eu atualizei os itens da parte de Desejabilidade do 360 view, não sei dizer se era esse caminho que você havia recomendado, ficou um pouco confuso para mim ainda.

Além disso, eu aumentei os tamanhos dos post-its para ficar mais fácil a visualização.

Olá Luis!

Observei as mudanças e estão muito boas! Parabéns!

Em relação ao 360 view : o que eu tinha orientado é para levar para o 360 view as funcionalidades novas que tinham surgido no kanban e posicionar nos locais que fossem melhor, como você fez lá no início com as primeiras ideias.

Por exemplo: "Fórum para compartilhar informações" é uma ideia nova, então seria legal colocar no 360 view e deixar no espaço entre a Desejabildade e a Capacidade, pois o público amaria essa funcionalidade e a equipe teria que dar uma atenção maior.

Ficou mais claro? Qualquer coisa me fala que eu explico, sem problemas =)

Entendi.

No caso só para confirmar, e ficar mais tranquilo, eu adicionei as funções suporte para o usuário e gerenciamento do projeto, na parte de desejabilidade, assim como fórum para compartilhar informações entre desejabilidade e capacidade. Seria isso a recomendação?

Olá Luis! Sim, isso mesmo =)

Agora ficou mais claro pra mim, muito obrigado pelo feedback

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software