Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Exercício de Autorreflexão

Me surpreendi na verdade com a quantidade de pensamentos e sentimentos negativos que tenho em relação a mim mesmo, de acordo com os padrões da Síndrome do Impostor. Acho que me sinto mais “impostora” do que realmente a pessoa que acham que eu sou. Quando terminei a faculdade (sou formada em Letras – Tradução) recebi o título de Tradutora, mas hoje atuando como Revisora não sinto como se eu fosse digna de minha formação. Quando me pedem para traduzir algo já penso logo que não sei fazer isso, pois fazia apenas na faculdade como exercício, quando na verdade evito traduzir por medo de errar. Passei por uma situação dessas no serviço recentemente, a sensação de frustração e impotência foram as predominantes. Tenho tentado aumentar o volume da voz positiva em mim em relação a tudo, até nas pequenas ações ou rotina do dia-a-dia (como ir ao treinos, estudar alguma coisa, ler algumas páginas de um livro etc.)

3 respostas

Olá,

Entendo mas não podemos parar de fazer algo por meio de errar, temos que tentar mesmo errando e assim aos poucos as coisas se encaixam e da certo

Lais, acredito que muita gente tenha insegurança, alguns deixam transparecer mais ou menos, porem acredito que a melhor forma é ver o que te deixa insegura e fazer um curso de aperfeiçoamento, no seu exemplo da tradução, chame uma professora de ingles e faça um tempo de curso com ela, veja o que ela acha do seu dominio da lingua.

Com a internet o acesso da informação esta bastante facilitada, tendo cursos gratuitos ou pagos com preços bem acessíveis, não deixe o "medo" te congelar, utilize ele como motivador para fazer tudo na sua vida! Se tem medo de algo, ja pense em uma estrategia para superar esse obstaculo e quando olhar para tras vera o quanto evoluiu!

Trabalhando dessa forma, será referência em algumas competências o que fará te estimular ainda mais e quem sabe um dia vc não coloca um aula aqui na Alura para nós? :-)

Defina o objetivo e vá até o fim! Espero ter ajudado!

solução!

Oi Laís,

Como os colegas bem disseram, a insegurança faz parte e fico feliz em ver que você está buscando meios para administrar essa situação!

Quando se sentir assim, resgate suas memórias: quantas vezes você se superou, que você achou que não tinha bons resultados e o tempo te mostrou o contrario... Gosto de fazer isso e tem me ajudado muito.

Espero que te ajude também.

E obrigada por compartilhar sua experiência, a gente sempre pode aprender com o outro, e eu aprendi com vocês aqui.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software