Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Exemplo

Criei um exemplo para saber se entendi bem. Códigos:

package idades;

public class Idades {

public static void main(String[] args) throws Exception {
        int primeiraIdade = 34;
        int segundaIdade = 30;
        System.out.println("Digite uma idade maior que " + primeiraIdade + " anos de idade");

if (segundaIdade < primeiraIdade) {
            throw new Exception("Erro! " + segundaIdade + " é menor que " + primeiraIdade);
        } else {
            System.out.println("Correto! " + segundaIdade + " é menor que " + primeiraIdade);
        }
    }
}
package idades;

public class IdadeMenorException extends Exception{

public IdadeMenorException(String erro) {
        super(erro);
    }
}

Com essa classe da exceção, eu posso criar mensagens personalizadas de erro e isso possibilita uma melhor leitura de códigos, além do código não travar totalmente por causa da exceção, correto? E eu coloque minha exceção para herdar da mãe de todas as exceções, no caso a "Exception".

1 resposta
solução!

Olá Lucas! Tudo bem?

Isso mesmo!

O mais legal em criar nossas próprias exceções, é ter a possibilidade de personalizar tanto o momento em que ela se encaixa, como também as mensagens exibidas.

Indo além disso... podemos criar exceções específicas para coisas que nosso código necessite sempre que sentimos essa necessidade.

Claro, o comum é utilizar as exceções que o Java nos traz, já que temos várias opções que podem se adequar a grande maioria dos casos. Mas dependendo do caso, podemos sim fazer uso de nossas próprias exceções. O importante é entender que temos essa possibilidade em mãos, podemos utilizar ambas e tudo depende do contexto.

É sempre bom te ver por aqui! Continue com esse ritmo e conte conosco!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!