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Eu queria criar uma function voltaCirculo(). E depois juntar a atualizacirculo() com a voltaCirculo() no for(), isso é possível? tentei e não consegui.

<canvas width="600" height="400" ></canvas>

<script>

        var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext ('2d');
        pincel.fillStyle = 'lightgray';
        pincel.fillRect (0,0,600,400);

        function desenhaCirculo(x , y, raio) {

            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x , y, raio,0,2 * Math.PI);
            pincel.fill();

        }
        function limpaTela() {
            pincel.clearRect(0,0,600,400);
        }

        var x = 20;
        function atualizaCirculo() {
            limpaTela();
            desenhaCirculo(x,20,10);
            x++; // x = x +1
        }

        var x=600
        function voltaCirculo() {
            limpaTela();
            desenhaCirculo(600,20,10);
            x = x - 1
        }

        setInterval (atualizaCirculo, 10);
        setInterval (voltaCirculo,10);



</script>
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Rodrigo,

com duas functions dá pra fazer assim, mas usa uma função que não foi ensinada no curso, clearInterval.

Mas veja a solução do professor. Muito mais simples que implementar duas funções, um contador que identifica o sentido. Às vezes as melhores soluções podem vir de idéias mais simples.

<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="40" ></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext ('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect (0,0,600,40);

    var volta;
    var ida;

    function desenhaCirculo(x , y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }


    function limpaTela() {
        pincel.fillStyle = 'lightgray';
        pincel.fillRect(0,0,600,40);
    }


    function vaiCirculo() {
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x,20,10);
        x--;
        if(x <= 10){
            clearInterval(volta);
            ida = setInterval(voltaCirculo, 8);
        }
    }


    function voltaCirculo() {
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x,20,10);
        x++;
        if(x >= 590){
            clearInterval(ida);
            volta = setInterval (vaiCirculo, 8);
        }
    }

        var x = 11;
        vaiCirculo();

</script>

Bom, o meu ficou pouco parecida com a do instrutor, porém, decidi usar uma verificação de true ou false criando essa verificação dentro de uma function. Quebrei bastante a cabeça mas funcionou perfeitamente, coloquei para começar em 10 e terminar em 590 para nao ultrapassar o canvas e ver a bolinha completa.

Espero ter ajudado nessa alternativa de resolução.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 10;
    var limite = true;

    function limiteTela(){
        if(x == 10){
            limite = true;
        } else if (x == 590){
            limite = false;
        }
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        if(limite == true){
            x++;
        }else if(limite == false){
            x = x - 1;
        }
        limiteTela();

    }

    setInterval(atualizaTela, 2);

</script>