Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Estrutura de Organização dos Componentes com index.tsx ou NomeComponent.tsx

Tenho uma dúvida sobre qual a melhor forma ou a mais recomendada para organizar e estruturar os componentes React. Já vi estrutura com o nome da pasta organizada pela funcionalidade em letra minúscula e os componentes com a letra maíuscula Ex.: calculadora/Calculadora.tsx E outras com a pasta com a letra maiúscula e o componente escrito com letra minúscula, sendo nomeado com index.tsx, conforme nas aulas do curso. Ex.: Formulário/index.tsx

Encontrei esta referência da documentação oficial como sugestão [https://pt-br.reactjs.org/docs/faq-structure.html](Estrutura de arquivos).

Gostaria da opinião dos colegas mais experientes na área.

Obrigado.

2 respostas
solução!

Fala Carlos, beleza?

Na verdade não tem uma forma oficial de se organizar o código, todos tem prós e contras. A forma que eu ensino é uma forma parecida com a que o next usa.

• Prós
    • Dá para organizar mais facilmente arquivos que são usados somente naquele componente, por exemplo, se temos um arquivo de constantes, um arquivo utils, um arquivo css e um arquivo com o componente, podemos colocar todos eles no mesmo arquivo com o nome do componente e é muito mais fácil achar.
    • Dá para colapsar todas as pastas e ver facilmente pelo nome das pastas os componentes, reduzindo bastante a quantidade de arquivos no editor quando todas estão colapsadas.
    • Mais fácil de encontrar arquivos, em outras formas temos que ter pastas como css/, utils/ components/, sendo que se temos o CSS que só é utilizado no componente, podemos colocá-lo direto na pasta do componente, o que não seria possível se organizássemos somente por arquivo.
  • Contras
    • inúmeros arquivos com o mesmo nome (index.tsx, style.css etc.)
    • Dependendo da organização/complexidade do projeto, pode haver muitas arquivos com um caminho muito grande (componentes/Lista/Item/Titulo/index.tsx)

De acordo com a experiência que eu já tive com projetos React, a minha opinião é que essa forma é a melhor forma de organizar pastas, mas sinta-se a vontade de utilizar a forma que lhe for mais conveniente, isto só muda na sua produtividade.

Bons estudos!

Muito obrigado Professor Luiz @lfrprazeres, pela explicação.

A resposta foi bem condizente com o cenário em que estou trabalhando, com Next nesta mesma estrutura.

O que me causa essa sensação de estranheza é exatamente esse contra mencionado.