1
resposta

Estratégias para Consenso no Planning Poker

Acredito que o trecho a seguir merece uma explicação melhor:

"Vamos supôr que três pessoas jogaram a carta indicando que consideram essa uma história de complexidade 3 e uma, considerou de complexidade 5. A história, então, é estimada como 5 por regra, pois o número 5 vem logo depois do 3. Quando dois números estimados são próximos, deverá prevalecer o maior."

Considerando as boas práticas de mercado e a minha experiência, vejo que assumir essa regra de "quando 2 números estimados são próximos, que deve prevalecer o maior" não permite uma discussão mínima do Time do porquê daquela diferença. É sabido que uma estimativa não pretende ser um valor exato (senão não seria uma estimativa) mas a estratégia acima não permite, por exemplo, alinhar pontos que seriam importantes para o desenvolvimento da história.

No exemplo acima, uma estratégia que na minha opinião seria mais efetiva é a pessoa que estimou o maior valor justificar a sua pontuação. Isso possibilitaria o compartilhamento de informações úteis para uma revisão dos valores pelo Time, que numa 2a.rodada do plannnig poker poderia gerar um consenso. Se mesmo assim o consenso ainda não fosse obtido, ao meu ver a estratégia mais adequada ainda seria considerar o valor de pontuação da maioria e não o maior valor.

Inclusive, no artigo https://www.culturaagil.com.br/planning-poker-tecnica-baseada-consenso/ mencionado na resposta de outro post relacionado, são listadas 3 estratégias para consenso no planning poker, dentre outras que são possíveis.

Acredito vale a pena explorar melhor esse assunto.

1 resposta

Oi, Fabio, tudo bem?

O planning poker é aplicado com o objetivo de favorecer o entendimento das tarefas, aumentar a colaboração entre os participantes e aumentar a confiabilidade das estimativas. Nesse sentido, como dito na aula, o mais importante é que haja troca de opiniões entre o time. Portanto, sim, como você falou, antes de definir qual será a estimativa escolhida, o mais importante é alinhar os pontos que são importantes para o desenvolvimento da história. Após isso há uma nova votação e, caso necessário, realmente pode-se argumentar de escolher a maior estimativa ou pode acontecer de ser necessário escolher alguma outra menor. Estes detalhes podem ser analisados de acordo com a especificidade da situação.

Muito legal o artigo que você compartilhou, deixa claro qual o objetivo e como aplicar a dinâmica!

Vamos continuar explorando esse assunto?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software