2
respostas

Estou em dúvida de como funciona os filters

O professor disse que é um substituto para o Servlet, mas não consigo ver muito diferença. A única que sei é pode para uma requisição.

2 respostas

Quando se tem @Filter toda a URL é filtrada automaticamente e seus comandos tirando a necessidade do @Servlet, então as chamada dos arquivos JSP não precisa mais dos links já que o @Filter irá fazer quase todo o trabalho

Olá Jorge!

Filters em Java Servlet são responsáveis por interceptar requisições e respostas para realizar alguma ação antes ou depois que a requisição seja processada pelo Servlet. Eles funcionam como um "filtro" que pode ser aplicado em várias requisições, permitindo que você faça uma ação específica em todas elas sem precisar modificar o Servlet em si.

Diferente dos Servlets, que são responsáveis por gerenciar a requisição e enviar uma resposta, os Filters não tem a responsabilidade de gerar uma resposta. Eles podem ser usados para verificar se a requisição possui alguma informação que deve ser validada antes de ser processada pelo Servlet, ou ainda para realizar alguma ação após o processamento da requisição.

Por exemplo, você pode utilizar um Filter para verificar se a requisição está autenticada antes de permitir que ela seja processada pelo Servlet. Ou ainda, pode utilizar um Filter para logar todas as requisições que chegam ao Servlet.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre Filters em Java Servlet. Se tiver mais alguma pergunta, fique à vontade para perguntar. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software