Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

ESTOU COM UMA DUVIDA ONDE ESTA (1 - NÃO CONSEGUI ENTENDER, O 1 - QUE DIZER O QUE?

(1 - (X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS)) * 100

ESSE (1 -

4 respostas

Olá Edson!

Esse "1 -" é só pra mudar a porcentagem, se você fizer um teste e colocar o seguinte comando:

ROUND((X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS) * 100, 2)

Será exibido um valor próximo ao 100%, só que em formato decimal, por exemplo se você vai receber algo como '92.86', porém se usar o "*1 - *", como no comando abaixo:

ROUND((1 - (X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS)) * 100, 2)

Receberá um valor proximo a 0%, você vai receber algo como '7.14', e se somar ambos, o resultado será 100.00 no caso 100%.

O "*1 - *" serve pra você obter o percentual de participação do item exibido sobre o total de participação que é 100%. É para inverter a porcentagem, em vez de exibir a porcentagem geral menos a porcentagem do item que você está consultando (no caso '92.86') ele irá exibir a porcentagem do item pra o todo (no caso '7.14').

Não sei se fui claro, mais qualquer coisa só mandar aqui, que eu tenho explicar de outra forma!

Espero que tenha ajudado!

Jonilson Sousa eu entendi mais ou menos , no caso eu fiz dessa forma ROUND((X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS) * 100, 2) e fiz dos dois jeitos que você explicou e compreende a diferença , e vi que soma ambos chega 100% só que eu não conseguir compreender essa parte que você fala Receberá um valor próximo a 0% , como assim , eu não entendi essa parte , se tive como explica eu te agradeço e eu fiquei confuso como posso melhorar para identifica essa logica para usar mais para frente , pois pretendo trabalhar na area

solução!

Peço desculpas Edson por não ter sido muito claro nessa parte. A explicação é o seguinte, o quando você subtrai (X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS) de 1, como no segundo comando:

ROUND((1 - (X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS)) * 100, 2)

Deve ser retornado algo como '7.14', que é 7.14% porém eu me enganei aqui, porque fiz uma consulta antes sem transformar o valor em porcentagem, como (7.14%), a consulta que realizei foi usando o seguinte comando:

(1 - (X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS))

Que retornou um valor como 0.07144210725791167, isso na primeira linha do exibição do SELECT, e essa valor (0.07144210725791167) é o que é o valor próximo a 0%.

Se quiser você pode executar esse comando pra ver e entender o porque do resultado.

Novamente peço desculpas pelo meu engano, e qualquer dúvida é só falar Edson! E se não ficou tão claro pode falar de novo que eu tento explicar de outra forma!

Obrigado pelo esclarecimento