Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Estimativas X Orçamento

Oi, pessoal

Entendo que a ideia de planejamento de um projeto, usando as práticas ágeis, não deve ser preditiva como nos métodos tradicionais. O escopo do planejamento é feito de umas semanas no futuro, mas não do projeto inteiro.

Mas como casar essa prática com o orçamento do projeto? Em muitos projetos o cliente quer saber qual o custo total e qual a previsão de entrega final, pois são informações importantes para a tomada de decisão sobre a execução ou não do projeto. Como trabalhamos com essa necessidade no mundo ágil?

Obrigada,

1 resposta
solução!

Cara Cassia,

Obrigado pela sua postagem!

Neste caso, que você citou o ideal seria aplicarmos uma gestão híbrida (considerando a execução ágil, mas a forma de estimar tradicional).

Este tipo de demanda de demanda do cliente é uma das justificativas de por exemplo a abordagem ágll não ter grande aplicação em obras de engenharia, onde os tempos de duração são longos e as estimativas e gestão de custos numa visão de longo de longo prazo seriam cruciais para o projeto ir a frente.

Mas voltando a sugestão de você aplicar uma gestão híbrida para dar resposta a questão do custo total ao seu cliente, ela poderia ser feita com base nas medições do tempo total de uma sprint desde a priorização indo até a aceitação dela você poderia extrapolar este tempo, transformando isso em custo de realização considerando todas as horas de dedicação da equipe. Depois você poderia multiplicar este tempo custo por X itens de backlogs previstos (valor estimado) de serem realizados no projeto.

Seguindo premissas (fator de ajuste) de gestão tradicionais você ainda poderia adicionar 10% ao valor estimado, considerando que no final do projeto alguns itens que foram aceitos parcialmente ou não priorizados priorizados precisarão serem trabalhos para o cliente dar o aceite final do projeto (100% das releases).

Com isso, o custo total sairia da projeção considerando todo o backlog com base nas sprints iniciais tratadas + fator de ajuste.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software