2
respostas

Estimativa de história x de tarefa

Foi citado brevemente no vídeo, mas acabou não sendo mencionado no texto e me levantou uma dúvida. Há a estimativa de história e de tarefas? Ou apenas de história? E essas estimativas seriam feitas em horas?

2 respostas

Oi, Jackson, tudo bem?

Sua dúvida é bastante pertinente!

Durante a planning, o time dev irá ajudar a construir as tarefas de cada história de usuário. Feito isso, é hora de estimar cada tarefa através do planning poker, momento em que todo o time dev se reúne e realiza uma votação por meio de cartas que usam como unidade de medida os story points. Esta, por sua vez, é uma unidade de medida abstrata, que não mede o tempo de realização de cada atividade em horas mas sim em esforço desprendido.

O planning poker é um momento em que, durante a planning, o time dev realiza uma votação semianônima por meio dos sotry points, de quanto esforço cada pessoa acredita que desprenderá para realizar cada tarefa. Ao fim, as cartas (que simbolizam os story points) são apresentadas e discute-se geralmente o menor e o maior story point escolhido, a fim de compreender porquê aquela pessoa desenvolvedora escolheu esta quantidade de esforço. Nesse processo, há o debate entre o time, de modo que cada dev argumenta sobre os motivos das suas escolhas. Passado isso, abre-se uma nova rodada de votação e ao fim, chega-se em um consenso sobre a quantidade média de story points que cada tarefa levará.

Ao final desse processo, somam-se todos os story points das tarefas daquela história do usuário e estima-se o nível de esforço total daquela história. Algumas pessoas fazem a estimativa diretamente pela história do usuário e não por cada tarefa. Esse processo também é válido, porém, há um risco dessa estimativa não ser tão precisa, uma vez que ainda não foram destrinchadas as tarefas necessárias para que aquela história de usuário seja definida como pronta. Contudo, alguns times mais experientes o fazem com frequência, tudo depende da maturidade de cada time.

Nesse artigo você encontra uma boa explicação sobre o que são os story points, porquê estimar em esforço e como funciona o planning poker, vale muito a pena a leitura!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou à disposição!

Bons estudos!

Certo, mais uma vez obrigado pela resposta. Muito interessante o artigo. Mas ainda tenho uma dúvida sobre as estimativas. Estimando em story points, implicaria em converter esses story points para horas afim de avaliar a capacidade da equipe? No geral a capacidade de uma equipe é totalizada em horas (onde trabalho ao menos, rs): Digamos que uma equipe possua 3 desenvolvedores, com uma carga horária de 8 horas ao dia. Seriam 40 horas semanais de cada um e 240 horas totais em uma sprint de duas semanas. Quantas histórias cabem em 240 horas? Deve ser um consenso da equipe definir quantas horas seriam necessárias para atender uma tarefa pequena, média ou grande?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software