3
respostas

Estimativa de esforço (o que entrará no sprint)

Já tem uma pergunta parecida no fórum, mas ainda não consegui entender.

Pelo que entendi, primeiro, o time diz para o PO o que entrará no sprint. Depois, as histórias são estimadas.

Sem as estimativas previamente, como o time consegue saber quantas e quais histórias caberá no sprint?

3 respostas

O PO apresenta o Product Backlog para a equipe. Eles estão listados de acordo com a prioridade e entregas que agregam maior valor ao cliente. Ai vamos dividendo as entregas em task para que o time consiga mencionar a quantidade de trabalho e horas que são necessárias para cumpri-las. Os desenvolvedores conseguem mensurar isso pela experiência no trabalha, mas caso não consigam, uma solução é dividir novamente essa task mais complexa em task menores e assim por diante. Chegará um ponto que será possível mensurar o tempo de trabalha para realiza-las.

Em outra abordagem, o PO faz o grooming (refinamento) do backlog do produto também se valendo da experiência dos Developers, pois a dependência, tamanho também podem ser levadas em consideração na priorização dos Itens do backlog do produto. Só tendo esta noção inicial é que os Developers vão poder dizer para o PO o que cabe na sprint, e assim montar o backlog da sprint.

Ahh esqueci de mencionar sobre o que diz o Scrum, sobre Empirismo. A cada sprint há sempre coisas a serem aprendidas. Desta forma, se na Sprint 1 o time conseguiu entregar 20 pontos, na próxima reunião de planejamento, essa quantidade será considerada também, para ver se colocam 15 ou 25 como desafio por exemplo. Desta forma, após algumas sprints, se conseguirá chegar na velocidade do time, cada vez mais assertivo, para saber o que cabe ou não na próxima sprint.