O Paulo comenta que pras empresas optar por Java é uma boa decisão porque o código java roda em qualquer lugar, mas hoje em dia que temos conteiners, isso ainda é um ponto forte?
O Paulo comenta que pras empresas optar por Java é uma boa decisão porque o código java roda em qualquer lugar, mas hoje em dia que temos conteiners, isso ainda é um ponto forte?
SIm, isso ainda é uma realidade, principalmente para sistemas embarcados como semaforos, geladeiras, boa parte dos aparelhos medicos atuais, entre outros... a parte de conteinerização muito usada atualmente por seus beneficios e seu uso mesmo sendo abrangente as vezes não é necessario ou muito custoso para determinadas caracteristicas de um software. Não é pq temos conteiners que vale apena colocar docker em uma torradeira.
Olá Willian! Tudo bem?
Como o Ivo falou acima, nem todas as soluções envolvem conteinerização, e a JVM ainda nos dá possibilidades interessantes para sua aplicação.
Além disso, existem outros motivos para empresas decidirem utilizar o Java em suas aplicações e sistemas.
Algo que tem certo peso para elas, é a forma como a Oracle mantém a retrocompatilididade com versões anteriores do Java e suporte e atualizações a versões mais antigas. Um exemplo disso é mostrado na quantidade de empresas que seguem utilizando o Java 8, mesmo tendo versões mais novas disponíveis.
Fonte: Presquisa anual do ecossistema de desenvolvimento da JetBrains - 2020
Além disso, é uma linguagem com uma comunidade grande, com muitas ferramentas e soluções a serem utilizadas, com um bom desempenho e segurança.
Certamente outras linguagens também têm seus pontos positivos e o Java também tem pontos a melhorar em relação a algumas coisas... mas segue sendo uma boa opção para as empresas utilizarem.
Um exemplo recente da utilização do Java em um grande projeto é o Pix, e inclusive temos um excelente episódio do Hipsters.tech sobre isso:
Hipsters Ponto Tech #247 - Arquitetura do Pix e banco central
Espero ter ajudado! 😄
Complementando meus amigos acima, a portabilidade do código também é um atrativo para ambientes não desktop, como mobile e embarcados, onde não faz sentido ter uma containerização.