Criar ambiente favorável ao crescimento da Estrutura:
É importante crescer mas de maneira sustentável e organizada. Para isso, é importante pensar em times pequenos, com incentivo a autonomia. Os times precisam ter a liberdade de definir suas regras para o melhor desempenho de todos.
Ainda na linha de propiciar mais autonomia, é importante permitir o desenvolvimento de lideranças informais, que tenham propriedade para assumir responsabilidades, sem depender apenas da "ordem de um chefe".
Manter a mesma equipe pelo máximo de tempo possível, evitando turnovers, permite dar solidez ao time. Cultura de equipe não se constrói do dia para a noite, e tempo é fundamental para uma equipe organizada.
Manter tudo visível aos times, sem segredos. A transparência com as informações é fundamental para criar um ambiente seguro.
Diminuir a resistência à mudanças:
Conscientizar os times de que as mudanças são cada vez mais frequentes e temos que nos adaptar à elas da melhor maneira possível, permite aos times estarem mais bem preparados quando estas ocorrem.
Mudanças podem trazer desconforto no início mas, se promovidas visando melhorias, devem ser encaradas de braços abertos.
AS experiências que as mudanças podem proporcionar, os aprendizados, mesmo em momentos de falha, são primordiais para a evolução dos times.
Celebrar tanto sucessos quanto falhas
Ter cerimônias para celebrar as conquistas, resultados. Assim como as falhas precisam ser, se não celebradas, avaliadas com um olhar positivo.