1
resposta

Erro Padrão, Desvio Padrão ,Variabilidade

Boa noite, tudo bem?

Fiquei meio confuso com a explicação e gostaria de entender se eu entendi certo ou estou errado!

Aula 1-6
No trecho:

media_das_medias = duracao_amostras['medias_duracao'].mean()
EP = duracao_amostras['medias_duracao'].std()

Se medias_duracao armazena médias de várias amostras de mesmo tamanho, então std() nessa coluna de fato estima o Erro Padrão da média (desvio da distribuição de médias). Seria legal explicitar isso na aula, pois pode parecer que é “só” o desvio padrão dos dados brutos, como como foi feito um bootstrap dos dados antes, pegado essas amostras do bootstrap, o desvio padrão realmente é o EP, mas isso não ficou claro na aula.

Aula 1-8
No cálculo do intervalo de confiança:

intervalo_confianca = stats.norm.interval(
confianca,
loc=media,
scale=desvio_padrao_amostral/np.sqrt(tamanho_amostra)
)

Aqui o parâmetro scale é o Erro Padrão (EP). Na explicação foi mencionado “variância”, mas variância é σ², enquanto o código usa σ/√n. A fórmula conceitual correta é IC = média amostral ± (valor crítico) × EP o código está certo, só a terminologia na explicação é que parece ter saído incorreta.

Sugestão o pandas possui Series.sem()/DataFrame.sem() para calcular o Erro Padrão diretamente, o que pode simplificar alguns trechos.

Espero que tenham me entendido e caso esteja equivocado por favor me ajudam

Obrigado e parabéns pelo conteúdo!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Davi! Como vai?

Boas observações! É bom você trazer isso ao fórum, com certeza ajuda no entendimento dos outros alunos.

Na aula 1.6, a partir do minuto 4:13, a pessoa instrutora cita que (para o erro padrão) ela iria trazer as médias de duração e utilizar o std(). Suponho que, devido esse curso estar como recomendação depois de outros, grande parte dos estudantes já tiveram contato com o cálculo de desvio padrão usando std(). Mas sim, seria muito válido minuciar isso também, você fez uma boa análise.

Na aula 1.8, a pessoa instrutora aponta o erro padrão como algo que ajuda a entender a variabilidade do intervalo, não necessariamente aborda o conceito de Variância (σ²), que de fato possui um cálculo diferente.

Mais uma vez agradeço a sua participação, Davi! Espero ter ajudado.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado