1
resposta

Erro no exercício

Na realidade, no exercício "Sábado e Quinta", a opção dada como certa fala sobre "aceitar a hipótese alternativa". Ora, em estatística, nós NUNCA aceitamos a hipótese alternativa, mas sim rejeitamos a hipótese nula. Parece algo similar e trivial, mas dentro do sistema científico, isso é essencial. É possível dizer que as diferenças são significativas e, por conta disso, rejeita-se a hipótese nula, o que não implica em aceitação da hipótese alternativa.

1 resposta

Bom dia Matheus, tudo bem? Espero que sim!

De fato, rejeitar a hipótese nula é o mais correto a se falar nesse caso, adotando um nível de significância a 5%. E isso de fato não significa dizer que a hipótese alternativa é correta.

O intuito de escrever no exercício de aceitar a hipótese alternativa não significa acreditar nela, e sim apenas agir como se ela fosse verdadeira.

Teoria teste de hipóteses

Mas concordo que seria mais adequado adotar a escrita de rejeição da hipótese nula ao invés de aceitar a hipótese alternativa, uma vez que traz o entendimento mais puro em relação a teoria estatística. Vamos adequar as alternativas para ficarem mais alinhadas à teoria.

Bons estudos!